Este hábito é muito comum, e pode ser difícil de parar, etão para quem tem a pergunta: como parar de roer as unhas , aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Identifique o gatilho: Tente descobrir o que te leva a roer as unhas. É o estresse, ansiedade ou tédio? Identificar a causa pode ajudar a evitar o comportamento.
- Corte as unhas regularmente: Mantenha suas unhas curtas, para que você não tenha nada para roer.
- Mantenha as mãos ocupadas: Encontre outra atividade para fazer com as mãos, como tricotar, desenhar ou jogar um jogo de quebra-cabeça. Isso pode ajudar a distrair sua mente do hábito de roer as unhas.
- Use esmalte de unhas: Experimente aplicar um esmalte de unhas de sabor amargo ou outro produto que ajude a desencorajar você de colocar as unhas na boca.
- Visualize o resultado: Imagine suas unhas saudáveis e bonitas, e como você se sentiria orgulhoso/a delas. Isso pode ajudar a motivar você a parar de roer as unhas.
- Busque ajuda profissional: Se o hábito de roer as unhas está causando danos físicos ou emocionais, pode ser útil procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
Lembre-se que parar de roer as unhas pode ser um processo gradual e requererá esforço e paciência. Com o tempo e persistência, você pode conseguir parar esse hábito e manter suas unhas saudáveis e bonitas.
E se isso tudo não der certo, o que devo fazer?
Se estas dicas acima não ajudarem a parar de roer as unhas, você pode tentar algumas outras estratégias.
Aqui estão algumas ideias adicionais:
1. Mantenha um diário: Registre quando você roer as unhas e por que. Isso pode ajudar a identificar padrões e gatilhos. Você pode fazer isso colocando um calendário na geladeira ou escrevendo um diário mesmo.
2. Use luvas ou adesivos nas pontas dos dedos: Isso pode tornar difícil roer as unhas, tendo alguma proteção física você não terá como ter acesso a suas unhas a não ser que retire as luvas ou adesivos.
3. Pratique a consciência plena: Fique atento ao seu comportamento e tente se concentrar em suas sensações físicas e emocionais. Isso pode ajudar a diminuir a impulsividade, ansiedade ou qualquer mecanismo que esteja levando ao hábito ruim.
4. Trace metas: elabore metas a serem cumpridas a curto, medio e longo prazo, como por exemplo comece parando por um dia, depois de ver que está conseguindo, pare uma semana, um mês, um ano, etc.
5. Experimente técnicas de relaxamento: Tente técnicas de respiração profunda, meditação ou ioga para reduzir o estresse e a ansiedade.
5. Peça ajuda a amigos e familiares: Peça a pessoas próximas para ajudar a lembrar de não roer as unhas e oferecer apoio emocional. Lembre-se que parar de roer as unhas pode ser um desafio, mas não desista. Se você ainda estiver com dificuldades, consulte um médico ou um especialista em comportamento para obter mais orientação e apoio.
6. Crie compensações ao seu sucesso: faça presentes e compensações para si mesmo quando estiver tendo sucesso na sua determinação.
Quais profissionais podem me ajudar a parar?
Existem alguns profissionais que podem ajudar a parar de roer as unhas. Aqui estão alguns exemplos:
1. Terapeuta comportamental: Um terapeuta comportamental pode ajudá-lo a identificar os gatilhos emocionais que levam ao hábito de roer as unhas e fornecer estratégias para lidar com esses gatilhos.
2. Psicólogo clínico: Um psicólogo clínico pode ajudar a tratar transtornos de ansiedade subjacentes que podem estar contribuindo para o hábito de roer as unhas.
3. Dermatologista: Um dermatologista pode fornecer tratamento para quaisquer danos físicos causados pelo hábito de roer as unhas e fornecer soluções para fortalecer as unhas.
4. Médico de família: Um médico de família pode ajudar a identificar problemas de saúde subjacentes que podem estar contribuindo para o hábito de roer as unhas.
5. Hipnoterapeuta: Um hipnoterapeuta pode ajudar a treinar sua mente para superar o hábito de roer as unhas.
Lembre-se de que pode levar tempo e esforço para parar de roer as unhas, e não há uma solução única que funcione para todos. Se você precisar de ajuda adicional, considere falar com um profissional que possa fornecer orientação e suporte personalizados.
um dentista pode me ajudar?
Quando se quer saber como parar de roer as unhas, em geral, um dentista pode não parecer ser o profissional mais indicado para ajudar, já que esse hábito afeta mais as mãos do que os dentes. No entanto, se o hábito de roer as unhas causar danos aos dentes, gengivas ou mandíbula, um dentista pode ser capaz de fornecer tratamento para esses problemas.
Além disso, um dentista pode ajudar a identificar problemas de saúde bucal causados pelo hábito de roer as unhas, como desgaste excessivo dos dentes, cáries ou infecções.
Para concluir, se você estiver procurando ajuda para parar de roer as unhas, é melhor procurar entender que este péssimo hábito e que você deve fazer todo o possível para evitar que ele permaneça.
Esbanje saúde saúde cuidando de si a cada dia !
Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.
Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.
Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.