Uma viagem ou um passeio legal, longe de casa e na hora do uso vem a pergunta: o que fazer quando esqueci minha escova de dentes?

Sou perguntado eventualmente: fui fazer uma viagem e esqueci minha escova de dentes, e agora? Se consegue escovar os dentes sem escova?

Vamos entender o que precisa ser feito e então depois pensaremos numa solução.

Primeiramente saiba que o objetivo principal da higiene bucal é remover a placa bacteriana que está aderida ao dente, perto da gengiva e na língua. Muitas pessoas acham que os enxaguantes podem fazer este trabalho mas infelizmente não é verdade. Não se pode substituir uma escovação por um bochecho como a TV diz.

Pensando que temos que remover as bactérias que se formaram tenho algumas sugestões que nunca serão iguais, nem de perto, a uma escova, porém que podem ajudar a você que esqueceu de levar sua escova de dentes:

Use um pano ou tecido limpo.

Entenda que a placa bacteriana recém formada é mole como uma gosma e pode ser removida dos dentes esfregando um pequeno pedaço de pano ou toalha. Assegure-se que o tecido esteja bem limpo, senão você pode se contaminar ou intoxicar.

Esta técnica também pode ser usada para as pessoas acamadas que não podem escovar os próprios dentes.

Use uma gaze

Tal qual ao pano a gaze passada sobre a placa bacteriana nova vai removê-la. Este tipo de técnica pode também ser usada para limpar a gengiva do bebê sem dentes.

Limpe os dentes com gaze

Use uma tolha de papel

Usar papel toalha em lugar da escova é uma tarefa complicada principalmente porque o papel se dissolverá enquanto você estiver tentando executar a limpeza. Para isso, seja rápido e use várias folhas. Vale a pena se lembrar que o papel higiênico não serve para isso.( Ele dissolve rápido demais)

Coma uma maçã

Usar frutas para limpar os dentes são dicas dadas desde nossos avós, a mais comum das frutas é a maçã, mas saiba que a banana também é uma ótima limpadora da placa.

Maçã pexels
Coma uma maçã

Amarre um pedaço de esponja ( limpa) em um palito

Caso você vá ficar por muito tempo em um local onde não se pode comprar uma escova então você pode lançar mão deste artifício, amarrar um pequeno pedaço de esponja, nova e limpa, em um palito igual aqueles de churrasco de modo que ele pode ser usado como uma escova improvisada.

Escova de dentes com esponja

Faça uma escova tal como os índios

Os índios e algumas culturas nativas usam uma fibra de bambu ou coco batida para fazer uma espécie de escova como é ilustrado nas figuras ( copiadas do livro : onde não há dentista)

Para finalizar saiba que desejo com esta publicação não é o de dizer que estes tipo de técnica substitui a escova, e sim uma alternativa para que você mantenha sua boca mais saudável em um caso emergencial.

Saiba que nunca essas técnicas devem machucar ou agredir as genegivas.

Espero que lhe seja útil quando você se esquecer da sua escova.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto mande-nos uma mensagem.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.