fbpx
InícioMundo OdontoPorque o tártaro aparece mais nos dentes debaixo?

Porque o tártaro aparece mais nos dentes debaixo?

Parece chover no molhado quando um dentista ressalta a importância de serem feitas consultas periódicas para a verificação da presença de tártaro. Uma pergunta está presente como uma curiosidade por parte dos pacientes:

Porque o tártaro aparece mais nos dentes debaixo ?

Sim, ele é mais comum na área interna dos dentes da frente na parte inferior da boca e isto acontece por uma conjunção de fatores. O primeiro deles é a dificuldade das pessoas em remover a placa bacteriana que fica aderida aos dentes inferiores em sua parte interna bem perto de onde está a junção entre o dente e a gengiva, em segundo lugar, e não menos importante, devemos levar em conta que debaixo da língua está localizada uma grande glândula salivar que elimina cálcio na saliva.

Juntos estes dois fatores têm como resultado o tártaro, que nada mais é que o cálcio da saliva que se incorpora às bactérias mortas e as torna aderidas ao dente.

Para removê-los é que se precisa de ajuda profissional.

Uma consulta ao dentista faz toda a diferença no diagnóstico e tratamento da doença, que parece muito inofensiva mas que é capaz de fazer grande estrago no organismo saudável gerando uma inflamação crônica na boca e refletindo em problemas em órgãos que nem se imagina que poderiam ser reflexo ou que tenham relação.( escrever artigo e colocar o link aqui)

Ser saudável é mais do que não ter dor alguma.

Como acontece?

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma placa bacteriana endurecida que se acumula nos dentes com o tempo. Ela se forma quando as bactérias presentes na boca se misturam com os minerais presentes na saliva e nos alimentos que ingerimos, criando uma película aderente aos dentes chamada placa bacteriana.

Embora a placa bacteriana possa se acumular em qualquer dente, é mais comum que ela se acumule nos dentes inferiores da frente, especialmente na região próxima à glândula salivar submandibular, que fica abaixo da língua. Isso ocorre porque essa área tem uma maior produção de saliva e é mais difícil de limpar adequadamente.

Além disso, os dentes inferiores são mais propensos a acumular tártaro porque estão localizados perto das glândulas salivares, o que significa que há uma maior quantidade de minerais presentes na saliva que se depositam nesses dentes. A superfície desses dentes também pode ser mais irregular, tornando mais difícil a remoção da placa bacteriana com a escovação.

No entanto, é importante lembrar que o tártaro pode se acumular em qualquer dente e que a prevenção da sua formação envolve uma boa higiene oral, incluindo escovação e uso do fio dental regularmente, além de visitas regulares ao dentista para uma limpeza profissional e avaliação da saúde bucal.

Vale lembrar que a presença de uma contenção de aparelho pode fazer com que a escovação fique mais difícil de ser feita corretamente e a placa bacteriana se acumularia como mais facilidade, aumentando desta maneira a velocidade de formação do tártaro.

tartaro inferior

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP .

Se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular