Sensibilidade Dentária

0
1761
Sensibilidade Dentária

No decurso desta semana, o site do Conselho Regional de Odontologia chamou a atenção para um problema bucal digno de nota e muito comentado em propagandas e anúncios,  Sensibilidade Dentária.

Esta enfermidade pode ser chamada também de Sensibilidade Dentinária ou sensibilidade de colo dentário, podendo se até apelidada de “dor no pé do dente”, como alguns pacientes falam.

O que acontece?

Explicando para esclarecer: basicamente o dente se divide em três partes: Esmalte, Dentina e Polpa, sendo o Esmalte a camada mais dura e mais externa, a Dentina que vem logo abaixo dela, e a Polpa, também conhecida como nervo, sendo esta a mais interna. (fig.1)

dente

 Descrevendo de dentro para fora, a Polpa seria a responsável pela sensibilidade do dente, informando ao cérebro sobre todos os problemas que ocorram nos dentes internamente.

 Vale lembrar que a boca possui uma imensa quantidade de nervos nas áreas ao redor dos dentes. Estes nervos é que são os verdadeiros responsáveis pela grande quantidade de sensações bucais.

Protegendo toda a parte externa da polpa, encontramos a Dentina, formada por uma estrutura que é microscópica e totalmente perfurada, possuindo pequenos orifícios denominados canais ou canalículos. ( fig 2) Estes é que são os principais responsáveis pela sensibilidade nos dentes, em muitas diversas situações.

Aqui vamos descrever somente a sensibilidade dentária ao frio e à presença de alguns alimentos específicos.

canais_dentinarios_foto_microscopioO que acontece fisicamente é que a presença de frio ou outro estímulo alimentar faz com que a substância que está presente dentro destes canalículos altere sua conformação e levem esta alteração diretamente ao nervo, e este ao cérebro.

 Causas

As principais causas para a sensibilidade surgem pela exposição da Dentina sem a devida proteção do Esmalte, da Gengiva/Osso. A primeira ocorre quando o esmalte perde sua espessura por desgaste, abrasão ou corrosão, e isto acontece quando o esmalte perde suas partículas e isto pode ocorrer por excesso de força na mastigação, nas pessoas que rangem ou apertam dentes, escovação com muita força, com, e/ou uso de escovas duras, utilização de materiais duros em contato com os dentes, cremes dentais abrasivos, alimentação ácida, refluxo do estômago e outros fatores que causem a diminuição da espessura do esmalte. A segunda principal causa é a perda de suporte do dente, onde o osso que o sustenta diminui em sua altura, fazendo com que a gengiva também diminua de tamanho. Com isso, a dentina da raiz fica exposta, e como não possui a mesma resistência do esmalte, ela se desgasta expondo os canais sensíveis.

A dor que ocorre com o estímulo é muito forte e traumática As pessoas que passam por ela sempre a conservam em suas memórias, até mesmo por que, na presença da dor, a face muda, os olhos se fecham e a sensação de dor fica visível até para quem está por perto.

Muitos dos pacientes passam a eliminar tudo aquilo comem ou bebem e causam dor; motivo pelo qual, deixam de realizar atos/ações que lhes dão prazer, como por exemplo, ingerir um copo de cerveja gelada ou saborear um docinho qualquer após o almoço.

Como se pode tratar?

Quando um Odontólogo elabora um tratamento para sensibilidade dentária, deve observar e diagnosticar a causa, não se limitando somente aos sintomas de dor.

Os diversos tratamentos que envolvem esta postura têm maior possibilidade de sucesso, porém os mais usados envolvem a aplicação de Laser, emprego de cremes dentais específicos para sensibilidade, tratamentos gengivais, restaurações nos dentes sensíveis, regularização da alimentação e hábitos, utilização correta das técnicas de escovação dental com escovas corretas, entre outros, que dependem do diagnóstico correto da(s) causa(s).

As consultas ao Dentista se fazem cada vez mais necessárias para prevenir e tratar os problemas bucais. É necessário todo o cuidado, evitando o auto diagnóstico ou a automedicação, uma vez que, se as causas não forem corretamente avaliadas, a sensibilidade permanecerá, tendendo a aumentar.

Mantenha sua saúde bucal em dia! Visite sempre seu dentista!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!