Mau Hálito – Halitose
Boca fedida, bafão, não importa qual denominação lhe seja dada, o mau hálito – Halitose, é muito comum, e se caracteriza pela saída de odores desagradáveis pela boca.
Algumas vezes passa despercebida por quem a possui, porém, quem está por perto e/ou convive com a pessoa portadora jamais se esquece.
No entanto, estima-se que o mau hálito – halitose atinja 30% da população abaixo de 50 anos e de 50 a 60 % da população, em geral.
É assim desde muito tempo e foi mesmo citada desde as primeiras publicações ou livros tais com: o Velho Testamento ou pelo Talmud judaico, onde, alguém poderia ser seriamente penalizado por ter odores bucais. Por exemplo ter seu casamento rompido.
Para esclarecer, a Halitose ocorre em função de muitos fatores, que muitas vezes podem acontecer isoladamente ou em conjunto.
Quais as causas?
As principais causas do mau hálito podem ser:
- Problemas bucais.(Gengivite, periodontite, cáries, má higiene, falta de escovação da língua, doença infecto contagiosa, alterações na saliva, etc.) .
- Problemas com o fluxo de saliva (boca seca)
- Problemas digestivos.(úlcera ou gastrite estomacal, refluxo, bulimia, constipação intestinal,etc.)
- Problemas respiratórios. (infecções, esofagite, sinusite, amigdalite, pneumonia, problemas nasais, etc.)
- Doenças do metabolismo. (diabetes, desidratação, insuficiência renal, etc.)
- Uso de medicamentos. (medicamentos que exalam cheiros)
- Alimentos que possuem odor forte. (cebola, alho, etc.)
- Fumo, uso de drogas e bebidas alcoólicas.
- Estresse.
Como tratar?
Em primeiro lugar o correto diagnóstico é tão importante quanto o protocolo de tratamento, ele direcionará às mais diversas áreas da saúde que envolvam o problema, tais como: dentistas, médicos, nutricionistas, fisiologistas, etc.
Hoje existem aparelhos que fazem a Halimetria, (medem a Halitose patológica),diagnosticando e controlando o tratamento.

É muito conveniente prevenir o aparecimento da halitose, levando uma vida saudável, certamente a higiene em dia, bem como as consultas periódicas ao seu médico e dentista certamente te ajudarão.

Concluindo, se você tem mau hálito – halitose, deve procurar seu dentista o mais rápido possível para que seja feito um tratamento correto.
Por fim, ser saudável faz parte de um conjunto de ações saudáveis!! seja saudável!