fbpx
InícioMundo OdontoAntibiotico estraga os dentes

Antibiotico estraga os dentes

Antibiótico estraga os dentes? Essa é uma pergunta comum que muitas pessoas fazem ao visitarem o dentista.

Muitos acreditam que o uso de antibióticos pode ter um impacto negativo na saúde bucal. O uso de antibióticos é uma prática comum para tratar infecções e outras doenças. No entanto, existe uma crença de que o uso de antibióticos estraga os dentes.

Antes de começar a responder, é importante entender que o uso de antibióticos não deve ser feito indiscriminadamente. É necessário seguir as orientações médicas/odontológicas e tomar apenas o tempo necessário para o tratamento. Além disso, alguns antibióticos podem ter efeitos colaterais, que podem afetar diferentes partes do corpo. O uso excessivo ou inadequado de antibióticos pode ter efeitos colaterais negativos incluindo problemas de saúde bucal.

Quando se trata dos dentes, pesquisas apontam que a maioria dos antibióticos não causa danos diretos. No entanto, alguns podem afetar a saúde bucal de forma indireta, principalmente quando tomados em longo prazo.

Ao que se sabe um efeito colateral comum no uso de antibióticos é a diminuição da produção de saliva, ela é importante para manter a saúde bucal, porque ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, impedindo a formação de cáries e outros problemas dentários. Quando a produção de saliva diminui, os problemas têm mais possibilidade de aparecer.

Além disso, o uso de antibióticos também pode levar ao crescimento excessivo de fungos na boca, como a Candida albicans. Isso pode resultar em uma condição chamada candidíase oral, que causa manchas brancas na boca, mau hálito e dor ao comer ou beber. A candidíase oral é mais comum em pessoas que usam antibióticos por longos períodos de tempo.

Outro problema que pode surgir do uso excessivo de antibióticos é a resistência bacteriana. Quando as bactérias são expostas repetidamente a antibióticos, elas podem desenvolver resistência, tornando mais difícil tratar infecções bacterianas no futuro. Isso pode levar a um ciclo vicioso de tratamento com antibióticos cada vez mais fortes e agravar ainda mais os problemas de saúde bucal.

Existem antibióticos que afetam os dentes?

Sim, um exemplo é a tetraciclina, um antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas. Esse medicamento pode afetar a formação dos dentes em crianças e fetos, causando manchas e alterações na cor dos dentes permanentes.

Este fato acontece porque este medicamento consegue ultrapassar a barreira placentária e alterar a formação da dentina. Por isso, a tetraciclina só deve ser usada em casos de extrema necessidade e sob supervisão médica.

O que acontece com o uso dos antibióticos?

Entenda que os antibióticos são usados para matar as bactérias, mas por vezes não é capaz de matar somente as bactérias ruins, afetando assim a flora bacteriana da boca, aumentando o risco de cáries e outros problemas como gengivites e doenças periodontais.

Vale salientar, no entanto que esses efeitos são raros e normalmente ocorrem apenas em casos de uso prolongado ou em doses elevadas.

Porque então as pessoas que usaram mais antibióticos têm mais cáries?

Tente ilustrar uma imagem de uma pessoa doente, observe que raramente ela será movida a levantar e escovar seus dentes 3 vezes ao dia, além disso, o que ela come fica parado dentro da boca devido ao repouso e ao pouco movimento.

Neste cenário, as bactérias que sobrevivem aos antibióticos fazem a festa, aumentando assim sua reprodução. Por isso é importante manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista, especialmente durante o uso de antibióticos.

Em resumo, o uso de antibiótico pode estragar os dentes de forma indireta, principalmente quando tomados em longo prazo. No entanto, a maioria dos antibióticos não causa danos diretos aos dentes.

Se você tiver dúvidas sobre o uso de antibióticos e seus efeitos na saúde bucal, consulte seu médico e dentista.


Evite a automedicação.

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

TAGS:

  1. #AntibióticosESaúdeBucal; #SaúdeDental; #AntibióticosEDentes; #HigieneBucal, #CuidadosComOsDentes; #AntibióticosEFloraBacteriana; #DentesSaudáveis; #EfeitosColateraisAntibióticos; #SaúdeOral; #AntibióticosEProduçãoDeSaliva;#CandidíaseOral;#ResistênciaBacterianaDental; #TetraciclinaEDentes; #CáriesEAntibióticos; #BactériasOrais; #UsoResponsávelDeAntibióticos; #PrevençãoDental; #ConsulteSeuDentista;
  2. #HigieneDuranteAntibióticos; #CuideDaSuaSaúdeBucal; #AntibióticoOdontologia; #EfeitosColateraisAntibiótico; #AntibióticoEDoençaBucal; #SaúdeBucalEAntibiótico; #CuidadosComOsDentes; #DentesSaudáveis; #AntibióticoEProblemasDentários

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

O que é um tratamento de canal?

Cachorro lamber a boca faz mal?

Remédios e boca seca

Periodontite autoimune