Estética Dental

0
109
Estética Dental

boca004

O que é estética dental?

A estética dental, em resumo, é a beleza do dente, e o dentista exerce papel importante  nesta área, considerando que todo procedimento destinado a adicionar, aumentar ou restituir a beleza do(s) dente(s) é considerado um trabalho em Estética Dental.

Por muitas vezes vinculamos a ideia de estética dental, à restauração de algum dente, mas atualmente considera-se que a estética dental é mais global que considerar um ou dois dentes e sim uma visão mais globalizada da interação entre a face e os dentes como um todo.

Em busca da beleza, os pacientes têm o seu desejo e elaboram um padrão individual , que por muitas vezes, dentes, sem nenhum tipo de tratamento, são submetidos a intervenções, para melhorar a sua forma, cor, brilho, reflexão, proporção, aumentando, assim, sua beleza geral no sorriso como um todo.

 

Por que procurar?

A pergunta que mais se aproxima da necessidade de tratamento é:

“você está satisfeito com seu sorriso?”

Caso sua resposta seja não, um profissional deve ser consultado. 

Existem pessoas que todos nós sabemos  precisar mais de ajuda que outras por ter um sorriso nada bonito e se junto a este fator  a satisfação e a auto estima estiverem em baixas é importante apressar esta consulta.

Algumas situações simples como conversar, gargalhar, bocejar, comer podem ser muito constrangedoras para uma quantidade de pessoas, porque elas têm vergonha de si próprias e suas bocas. A verdade é que a boca faz mesmo uma grande diferença na vida e na aceitação social de qualquer um de nós.

Melhorar ou modificar isso é muito importante.

 

Quais são os principais tratamentos?

Existem muitos e diversificados tratamentos estéticos em Odontologia, aliás, a ciência hoje, tem como seus principais apelos, harmonia, a proporção, a função e a beleza.

Dentre os principais requisitados, estão os clareamentos dentários, as facetas laminadas, restaurações estéticas nos dentes, mudança em forma, tamanho  e cores, restaurações da parte posterior da mesma cor dos dentes (não mais de metálicas), colocação de aparelhos, dentre outros.

 

O que desejar?

O ideal de um sorriso é ele possuir harmonia  com o rosto e a personalidade de cada paciente obedecendo tamanho, cor e forma  ajustados aos padrões de beleza desejados pelo paciente, de modo que a beleza seja como a da natureza e que também pareça natural à primeira vista.

Existe uma expressão popular que diz: “Cuidado com o que você deseja”.

O paciente deve estar ciente e ter conhecimento dos riscos e resultados oferecidos pelo tratamento desejado, para não ter problemas posteriormente.

É grande o número de pessoas que procura clareamento dentário, apesar de seus dentes já terem atingido o patamar máximo de cor aceitável  nas possibilidades de cores existentes para restaurações . Se este paciente quebrar o dente depois de ultrapassar a escala, o resultado será o de não haver material restaurador capaz de copiar a cor que o dente dele tem, e assim por diante.

A pessoa deve ter em mente o tratamento desejado e consultar o dentista da viabilidade e necessidade de executar.

 

Ter um belo sorriso é de grande importância. Mantenha-se saudável!!!!