Implante dentario

Há apenas alguns anos atrás o implante dentário era um sonho dentro dos serviços prestados pelos dentistas em geral.

Hoje eles são uma realidade segura e confortável para substituir os dentes que foram perdidos.

Para que se possa restabelecer as funções bucais, usamos os mais variados tipos de aparelhagens, que chamamos de próteses.

Em resumo, podem ser definidas como a tentativa dos humanos em reestabelecer aquilo que a natureza criou com tanto cuidado e tantos anos de evolução.

É óbvio que as invenções humanas se aproximam daquilo que seria o perfeito mas igual mesmo não fica.

Dentre todos os tipos de próteses existentes hoje o implante é o que mais se aproxima do que seria o perfeito. Estatisticamente a odontologia tem perto de 95% de sucesso nos procedimentos de implantes.

As dúvidas mais comuns

Muitas pessoas têm dúvidas básicas sobre o assunto, tentarei resumir algumas aqui:

  • Posso ter uma rejeição dos implantes?

    Não, os implantes têm uma propriedade chamada biocompatibilidade e isso significa que uma vez dentro do nosso corpo eles permanecem em estado inerte, sem provocar nenhuma reação nenhuma no organismo. Sendo assim não temos a rejeição dos implantes.

  • O que significa que um implante não deu certo?

    Ao se realizar o procedimento temos o desejo de que em volta do nosso implante seja formado osso, para  de sustentar e dar a força necessária para a boca executar a mastigação.
    Se ao invés do osso, se forma tecido de frágil como a gengiva, ele não é capaz de suportar forças sobre ele sem dor.

  • Todas as pessoas podem fazer implantes?

    Pode-se afirmar que a maioria das pessoas pode fazer um dente implantado.
    Existem contra indicações que devem ser analisadas a cada caso especificamente.

  •  
  • O que se faz quando o implante não dá certo?

    Quando o implante não tem formação de osso em volta dele, devemos  fazer uma avaliação criteriosa e, na maioria dos casos, se repete o procedimento

  • Todos os implantes são iguais?

    Não, as bocas possuem diferenças e cada pessoa precisa de algo diferente da outra, fazendo com que cada caso seja diferente do outro mesmo que pareçam iguais.

  • Todas as próteses sobre implante são iguais?

    É mesmo importante saber disso.
    Entenda que uma coisa é a parte que vai dentro do osso ( implante dentario) e outra coisa é a prótese que vai ocupar o espaço e a função do dente (coroa, prótese total, prótese apoiada, etc.).
    Estas peças são muito diferentes umas das outras e vão depender do que se está querendo substituir. Um dente, dois dentes, ou uma arcada inteira. 

    Implante dentario protocolo

  • Quanto tempo dura um implante?

    É importante que se saiba que os implantes podem não ser para sempre.
    É uma  dúvida é muito comum entre as pessoas que acreditam que depois do implante colocado nunca mais se deve preocupar com ele, isso não é verdade. 

  • O implante tem doenças?

    Os implantes são afetados por doenças parecidas com aquelas que afetam os dentes, obvio que os implantes não têm cáries, mas as doenças ósseas, gengivais e funcionais podem fazer um implante dentario ser condenado a uma extração.
    Se você é uma pessoa que nunca cuidou dos seus dentes, deve ser uma pessoa que cuidará dos implantes para não perdê-los

  • Qual a idade mínima para se fazer implantes?

    Os 18 anos são um marco no desenvolvimento das pessoas e colocarem  um implante dentario, principalmente porque, nesta idade todos nós já estamos com nossos ossos desenvolvidos.

  • Existem contraindicações para se fazer implantes?

    Sim, existem algumas, o uso de remédios para osteoporose chamados bifosfonatos podem gerar vários problemas,  e dentre outras podemos citar: hipertensão descontrolada, diabetes descompensada, presença de lesões na boca que precisem fazer diagnóstico, problemas de coagulação e cicatrização, quimioterapia, dentre outros.

   O que de fato é importante quando o assunto é nossa boca e nossa função de mastigar, devemos pensar que a boca é um órgão de mastigação e deve ser vista desta maneira.

   Toda falta de dente deve ser vista como uma mutilação exatamente igual a perda de qualquer outra parte do corpo, perder uma perna faz a atividade de andar ficar comprometida, perder uma vista faz o enxergar ficar comprometido e perder um dente faz toda uma digestão ficar comprometida.

 

 

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!