O que você deveria saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica

0
63
consulta

O que você deveria saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica ?

Antes de se realizar uma cirurgia bariátrica, o primeiro profissional a ser consultado é o dentista.

Não adianta passar pela avaliação de nutricionista, assistente social, psicólogo, anestesista e cirurgião antes de saber se a mastigação é eficiente, pois certamente o paciente bariátrico vai precisar ter partículas minúsculas de alimento chegando ao estômago.

A cirurgia bariátrica ou o balão intragástrico não são um passe de mágica, quando um médico competente realiza uma cirurgia com apenas algumas perfurações ou introduz um balão e pronto!, a pessoa perde peso e fica magra.

Você deve estar se perguntando: o que um dentista poderia dizer sobre o que você devia saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica?

Apesar de a maioria das pesquisas apontar que as cirurgias bariátricas interferem na saúde bucal, eu venho dizer e esclarecer algo que para mim parece óbvio, mas que em todas as vezes, quando converso sobre o assunto com meus pacientes, ouço a resposta: pensando bem, é verdade!

Como funciona?

Nossa digestão funciona como uma via de mão única onde os alimentos são analisados pelos olhos, cheirados pelo nariz, saboreados pela língua e mastigados (macerados) pelos dentes.

Só depois dessa fase é que chegamos ao estômago, duodeno e intestinos (delgado e grosso).

Cabe a mim tentar fazer com que meus pacientes entendam a importância da função da boca para o bom andamento de todo o sistema digestório, uma vez que ela é a responsável pela digestão mecânica dos alimentos.

Agora você pode estar se perguntando: o que é digestão mecânica? A digestão mecânica é reduzir o tamanho dos alimentos e cobri-los com substâncias digestivas para facilitar o processo químico que virá a seguir.

Sim, o processo que ocorre do estômago para baixo é químico e de absorção. Um defeito no processo mecânico de triturar e reduzir as partículas dos alimentos irá consequentemente dificultar a digestão e, indo além disso, pode sobrecarregar os órgãos operados na bariátrica.

Por exemplo

Um paciente que do lado esquerdo perdeu somente um dente molar. No momento em que um pedaço de carne for mastigado naquele local, ele imediatamente entrará no espaço onde falta o dente e consequentemente será engolido inteiro.

Normalmente engolimos quando os dentes se tocam e, ao chegar à etapa de digestão química, o alimento não será digerido corretamente, fazendo com que o volume do estômago que foi operado aumente, dificultando a absorção pelos intestinos.

O resultado pode ser um dos abaixo, dentre outras possibilidades:

  • Estômago dilatado novamente em pouco tempo.
  • Dificuldades na transição dos alimentos do estômago para o duodeno.
  • Desconforto após as refeições.
  • Má absorção dos nutrientes.
  • Maior possibilidade de dumping.
  • Menor sensação de saciedade.
  • Aumento no acúmulo de gases.
  • Mais necessidade de suplementação.
  • Maior possibilidade de engordar novamente.

Concluindo, inicie seu plano de perda de peso revendo toda a cadeia funcional e fisiológica.

Caso queira saber mais sobre o que você deveria saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!