Placa de Bruxismo
Placa de Bruxismo

Placa para Bruxismo é um dos sinonimos para:

  • Placa plana
  • Aparelho ou placa relaxante ou placa miorrelaxante
  • Dispositivo ou Placa de proteção contra desgaste dentário
  • Aparelho para proteção de bruxismo
  • Aparelho intraoral de proteção

Primeiramente a placa se define como um dispositivo cobre os dentes de um dos arcos (superior ou inferior) e fica interposto entre eles, deste modo ao fechar a boca o paciente não toca um dente no outro diretamente.

Para que se entenda melhor, este aparelho estando entre os dentes faz uma proteção contra o desgaste, este fato acontece porque a placa tem uma resistência menor que a do dente e quando existir o atrito é ela que vai se desgastar evitando assim que o dente se desgaste.

Um segundo mecanismo é o de distribuir com mais uniformidade as forças que são exercidas pela boca não somente nos casos de ranger mas também de apertar os dentes.

Podemos citar como terceiro mecanismo a ação que ela exerce sobre a musculatura da boca como um todo, de modo que estando os dentes em equilíbrio de forças, os músculos estarão mais relaxados e não em contração constante.

Por exemplo: dizer alguém range os dentes à noite não é um indicativo total de que uma placa resolverá o problema. Avaliar a qualidade do sono é de suma importância.

Todas as placas são iguais?

Não.

Elas terão diferenças de resistência, altura, recobrimento do dente, superfície, lisura, e modo de encontrar os dentes.

Além disso ela será escolhida de acordo com o caso que o dentista tem em seu diagnóstico, aliás, esta é a parte mais importante antes de se iniciar qualquer tratamento.

Portanto, cuidado com as propagandas de placas que servem para todas as pessoas e ajudam em todos os casos vendidas nos mais diversos locais.

Uma correta avaliação das articulações e dos músculos que envolvem a mastigação é de suma importância para se saber exatamente o que se deve tratar e qual tipo de placa é a melhor indicada para cada caso.

Concluindo, procure um Cirurgião dentista para uma correta avaliação esta ação é a mais importante.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!