Desde criança nós ouvimos que o uso da água oxigenada serve para uma grande quantidade de terapias. Afinal Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

No tempo dos nossos avós ela era ainda mais popular. Só não se esqueça, ela pode gerar vários problemas.

O uso da água oxigenada na boca está hoje sendo divulgada pelos mais diversos meios de comunicação como se fosse o milagre do século para curar de tudo.

Como cirurgião dentista utilizo a água oxigenada em algumas terapias especificas e com esta publicação vamos falar sobre o assunto.

Agua oxigenada ajuda ou atrapalha H2O2

Entenda o que é

De princípio é importante entender o que é este líquido: a água em seu estado mais comum tem a fórmula de H2O, ou seja, duas moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio e sendo assim conhecida como óxido de hidrogênio.

Quando se fazem as reações químicas corretas adiciona-se mais um oxigênio transformando em um peróxido de hidrogênio, ou seja, fazendo a formula H2O2.

Neste caso, esta segunda molécula de oxigênio não tem uma ligação muito estável e justamente e, por isso, é liberado de maneira fácil.

Agora que você sabe que o oxigênio é liberado rapidamente será mais simples de você entender como funciona.

Uma quantidade grande de reações no nosso corpo utiliza o oxigênio em suas reações e, por esse motivo, pode ser usado de muitas maneiras ativando uma reação rápida das células, em conjunto a esta ativação ainda temos que a presença de oxigênio é capaz de matar alguns tipos de bactérias.

De início esta característica faz parecer que esta substância seja um “milagre’ mas ela possui muitos riscos à saúde, é por este motivo que os profissionais o usam da maneira mais correta possível.

Nunca se esqueça que nunca se deve engolir a água oxigenada!

Não se pode usar água oxigenada diariamente ou periodicamente !

Veja bem leitor que, antes de mais nada,você deve entender que este post não é uma consulta e também não tem o valor de um diagnóstico feito por um profissional.

Apenas citarei alguns dos exemplos mais comuns no consultório e nas duvidas de alguns pacientes.

Cicatrização de feridas bucais

Este é o uso mais comum e realmente ele ajuda na cicatrização de algumas feridas, principalmente aquelas causadas por machucados e pequenas inflamações, em aplicações periódicas e por um certo período de tempo que sempre vão variar de acordo com o tipo da lesão.

Ela também pode ser eficiente em alguns tipos específicos de Aftas, mas, para isso existem também modos e diluições corretos.

Desinfecção da boca

A água oxigenada neste tipo de utilização executa uma antissepsia da boca matando alguns tipos de bactérias e vírus.

Contudo você que está lendo este post deve saber que não se pode usar a água oxigenada periodicamente e nem diariamente e que se você fizer isso corre um risco alto de gerar doenças ( saiba mais)(link para enxaguantes)

Tratamento de doenças gengivais

A principio você deve ter que as doenças gengivais não são só uma ou duas, elas são em grande quantidade.

Para se tratar de modo correto antes de tudo você deve saber que doença gengival você possui e saiba para algumas temos bons resultados

Consulte seu dentista.

Limpeza das escovas de dentes

Entenda que suas escovas de dentes têm que ser limpas periodicamente e para este fim a água oxigenada é bem indicada. Ela faz a desinfecção.

Misture 50 ml de água oxigenada com 50 ml de água mergulhe a escova na solução por alguns minutos.

Cuidado

Não se iluda, quando falarem que ela só tem benefícios, saiba que ela afeta o esmalte dentário, pode causar queimaduras e aumentar a possibilidade de aparecimento de lesões que podem se transformar em câncer.

Não use como bochecho diário, periódico, para clarear os dentes ou como um elemento inofensivo.

A água oxigenada é toxica

A água oxigenada gera a ativação de células e também aumenta a produção de radicais livres podendo gerar processos de inflamação desta maneira aumenta o risco para o câncer

Alguns autores a consideram como substância cancerígena

Por fim, evite a automedicação.

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Por fim, caso queira saber mais sobre este assunto , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?