fbpx
InícioMundo OdontoPeriodontite autoimune

Periodontite autoimune

Um assunto que para muitos é uma novidade pode nos fazer repensar a evolução dos problemas gengivias, a Periodontite autoimune.

A inflamação na gengiva com perda do osso de sustentação dos dentes pode ter origem autoimune ? Como?

Desde que se fala em inflamações nas gengivas, gengivites, periodontites ou de problemas com os ossos que sustentam os dentes se pensa em placa bacteriana, tártaro e má higiene. Agora vem essa novidade falando de periodontite autoimune? Como é isso?

A primeira vista, você que pode não ser da área da saúde, pode parecer um bicho de 7 cabeças entender como funciona. Vamos por partes.

O que é autoimune?

Antes que você se confunda, pense na palavra: “auto” significa de si mesmo e “imune” significa que é ó sistema imunológico que está atuando. Em uma explicação simples seria seu organismo reagindo e causando problemas em si mesmo.

Artigos publicados na revista Science Translational Medicine por Niki Moutsopoulos, apontam para a presença de linfocitos TH17 nos processos de inflamação gengival e perda óssea.

De um modo importante os linfócitos TH17 atuariam na progressão e piora dos problemas periodontais (gengiva e osso)

Como acontece?

As inflamações gengivais que levam a perdas ósseas têm a bactéria como unico foco de tratamento e ela como sendo a unica responsável pelo aparecimento e evolução da doença.

Atualmente esta filosofia toma novo foco e além da presença de bacterias procura pensar também no sistema de resposta individual de cada um.

Entender que o sistema imunológico também interfere de maneira significativa no processo faz com que, modulando também este sistema, pode-se obter mais eficácia de tratamento

O que muda?

O que vai nos manter mais atentos como dentistas é a visão mais generalizada dos mecanismos de evolução das perdas ósseas.

Atualmente os processos de tratamento odontológico, como também na medicina, tentam tornar os profissionais cada vez mais especializados nas diferentes partes e funções do corpo.

O ideal seria que pudessemos analisar de modo mais importante o individuo doente e a doença e deste modo ao invés de dividir deveriamos juntar os orgãos e suas funções.

Esta inovação de pensamento publidada pela Dra Niki M Moutsopoulos na revista Science Translational Medicine em seu artigo na PUBMED e pode ser consultado.

Corpo em equilíbrio

Quando seu corpo está dequilíbrio, os linfócitos chamados Th17 podem, por alguma falha, alterar as defesas do corpo e esta estando irregular, prejudica o organismo como um todo.

Saiba que é obvio e evidente que não é somente este fator imunológico o que fará com que os problemas gengivais e periodontais evoluam, entendendo que fatores como higiene, tipo de bactéria, disbiose e muitos outros fatores individuais têm relevância.

Em suma, entenda que as doenças sempre são de um indivíduo doente e não somente de um pequeno local onde aparece um sintoma.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

TAGS:

#PeriodontiteAutoimune, #SaudeGengival, #ImunologiaBucal, #OdontologiaInovadora, #InflamacaoGengival, #TH17, #EquilibrioImunologico, #SaudeBucalIntegral, #DentistaInformativo, #MedicinaPreventiva, #ConscienciaOral, #SistemaImunologico, #DoencaAutoimune, #HigieneOral, #BemEstarGengival, #CuidadosComOSistemaImune, #InovacaoEmOdontologia, #SaudeIntegrada, #PrevencaoGengival, #PUBMED

Artigo anterior
Próximo artigo
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Implante quebra?

Dentes sensíveis, o que fazer?

Antibiotico estraga os dentes

O que é um tratamento de canal?