Frequentemente recebemos ligações no consultório perguntando se aqui temos um profissional buco ou bucomaxilar.

Para dizer a verdade, o nome correto da especialidade é cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e o profissional que se especializa nessa área é o Cirurgião Bucomaxilofacial. Como se pode concluir pelo nome, ele é responsável pelas cirurgias e cuidados na região da boca, maxilares e face (no que seria área do Cirurgião Dentista).

Esse tipo de profissional pode ter apelidos como buco, bucomaxilo ou bucomaxilar e é comum ele ser indicado por médicos e outros profissionais que trabalham dentro dos hospitais. Isso se deve ao fato de que o buco está em contato direto com os médicos, seja nas consultas, seja no centro cirúrgico.

No exercício do seu trabalho ele faz os mais diversos tipos de cirurgias na região da boca; cuida também de doenças congênitas, deformidades, pessoas acidentadas, quebras de ossos, retira lesões, cânceres, cistos, refaz lábios, problemas articulares, de movimento e muito mais.

Várias pessoas buscam profissionais que atuem na área de buco na internet para que possam se consultar sobre seus problemas. Com esta publicação desejo que você saiba que algumas das indicações dos médicos para esses profissionais também podem ser exercidas por outras especialidades, como vou ilustrar a seguir.

O que ele faz?

  • ATM/DTM, problemas articulares;
  • cirurgias para corrigir diferenças graves de tamanho entre o osso superior e o osso inferior (ortognáticas);
  • cirurgias orais menores, tais como dentes do siso e dentes retidos;
  • cirurgia de gengiva;
  • cirurgia para tracionar (puxar) dentes dentro do osso;
  • cirurgias de implante;
  • enxertos de pequeno e médio portes;
  • cirurgias de freio/bridas;
  • biópsias de pequenas e médias lesões da boca;
  • implantes
  • próteses que substituam partes perdidas da face e boca (prótese buco)
  • dentre outras práticas.

Somente estes profissionais podem trabalhar nestas áreas?

Vale a pena ressaltar que alguns procedimentos que são realizados pelos bucos são também praticados por outras especialidades, como por exemplo as disfunções da ATM.

Também é possível citar as cirurgias de extração do dente do siso, que vários profissionais estão aptos a realizar, dependendo da complexidade.

Sendo assim, caso não encontre um buco na sua região ou no serviço público próximo, você tem como alternativa buscar um profissional da sua confiança que possa atuar na área que deseja ou indicar o melhor caminho para você obter sucesso.

Onde encontrar

Nosso consultório tem como prática comum muitos procedimentos que estão entre as práticas do buco. Como exemplo, podemos citar as disfunções da articulação (DTM/ATM), cirurgias do siso, biópsias, diagnósticos, gengivas, enxertos ósseos, implantes, dentes fora de posição e mais.

Para as pessoas que tiverem necessidade ou desejarem, também podemos fazer os mais diversos tipos de cirurgia em centro cirúrgico dentro de hospitais, experiência adquirida pelo Dr. Maurício quando trabalhou por sete anos junto ao setor de buco no Hospital das Clínicas da Unicamp.

Sendo assim, nos colocamos à sua disposição para uma consulta, de modo que, após uma boa avaliação, possamos traçar um bom plano de tratamento.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!