Botox funcional? Existe este tipo de tratamento?

O Botox nada mais é do que o nome comercial de uma medicação chamada Toxina Botulínica, aliás este seria o nome correto de se chamar a terapia que se baseia na aplicação desta substância, que hoje anda muito em moda, principalmente pelo uso na estética facial e harmonização orofacial.

Após a aplicação, a ação esperada desse produto é a de fazer com que a fibra muscular pare de se contrair naquele local.

Uma vez que uma pequena área perca a capacidade de se movimentar vai fazer com que determinada força deixe de agir em um local específico onde desejamos diminuir a atuação muscular. Assim, alguns quadros de dores, má postura muscular, problemas de contrações involuntárias e espasmos podem diminuir significativamente ou desaparecer por completo.

Uso de Toxina Botulínica para melhorar funções musculares.

Então, você pode perguntar: e o que é botox funcional?

É o uso da substância para terapias que alteram as funções do sistema tais como: contrações labiais involuntárias, repuxamentos involuntários dos lábios, distopias, alguns casos severos de bruxismo. Estes são alguns dos usos para a toxina para terapias em problemas de função muscular.

Ato de ranger ou apertar os dentes.

Parece óbvio mas existe uma diferença filosófica entre uma abordagem mais focada em problemas funcionais e os tratamentos estéticos no que diz respeito a melhora da saúde do paciente e redução de sintomas, que as vezes são limitantes para o bem-estar.

Vale lembrar que os tratamentos com o uso de toxina botulínica têm um prazo de atuação que varia em alguns meses, de acordo com a aplicação e com o sistema imune do paciente, podendo até ser inefetivo. Poucos são os casos em que se contraindica o uso: gestantes, alérgicos a algum dos componentes do produto e pontos de aplicação onde se encontram infecções.

O tratamento com toxina botulínica tem indicações específicas que por vezes são cobertas pelos convênios de saúde. Felizmente podemos executar esse serviço na cidade de Itu.

Sua saúde vale muito e começa pela saúde bucal!