Bruxismo, o que é isso?

O Bruxismo ou Briquismo é o ato de ranger ou apertar os dentes. Saiba mais sobre diagnóstico consequências e tratamentos.

0
52
Bruxismo 3
Bruxismo

Bruxismo? o que é isso?

Se alguém te disser que você tem bruxismo ou briquismo, não se assuste. Não tem nada a ver com ser bruxa. O nome tem origem grega βρυγμός [brýkhmós], que significa “ranger os dentes”, pronúncia brucsismo.

Bruxismo

Bruxismo é a ação de ranger ou apertar seus dentes. É uma patologia muito controversa tanto para a medicina quanto para a odontologia. citada 13 vezes na Bíblia Sagrada, conhecida por fazer dores de cabeça, cansaço, desgastes e quebra de dentes e restaurações ainda hoje não se sabe exatamente a cura definitiva ou uma causa específica.

Os fatos que mais estão envolvidos com o aparecimento desse fenômeno são estresse, condições estressantes ou pessoas com uma atividade mental intensa. Mas também se apresenta em um número significativo de pessoas com distúrbios mentais, psiquiátricos, paralisias cerebrais, microcefalias e outras doenças ou síndromes relacionadas ao cérebro.

A odontologia sempre esteve envolvida com o bruxismo e discussões acaloradas quanto ao tratamento e à causa sempre foram pauta entre médicos e dentistas.

Pela lógica os efeitos principais do bruxismo envolvem os dentes, as gengivas, os ossos de sustentação dos dentes e principalmente os músculos da mastigação, sendo assim o dentista normalmente observa os sintomas e executa os tratamentos, mesmo que somente dos sintomas.

Bruxismo 1
Desgaste e fratura de dentes por bruxismo

Bruxismo 2
Desgaste dentário causado por Bruxismo.

Quando se deseja que os efeitos do bruxismo tenham menor grau de destruição, recomenda-se o uso de um aparelho chamado placa miorrelaxante. Essa placa faz uma absorção das forças produzidas pela boca e as distribui de maneira mais uniforme, fazendo com que o prejuízo seja menor no que se refere ao desgaste dos dentes e aos efeitos nocivos que são gerados pelo excesso de força.

Existe hoje uma nova frente de abordagem que faz com a força diminua ao se aplicar toxina botulínica nos músculos em áreas específicas, o que ajuda a reduzir o volume de efeitos ruins. Claro que em crianças esse tratamento não é utilizado; para elas, assim como também para adultos, usam-se medicamentos, suplementos, probióticos e até terapias diferenciadas para diminuir o estresse.

Aqui, em nosso consultório, você não encontrará uma cura definitiva para o bruxismo, mas estamos aptos a lhe oferecer uma gama de tratamentos que possivelmente o ajudarão a reduzir os efeitos.

Este vídeo foi exibido no dia 06 de setembro de 2019.

“Quando temos uma boca que não exerce corretamente sua função é de esperar que o corpo seja assim. Mantenha-se saudável!”