Dor de cabeça de origem bucal

0
39
Dor de cabeça de origem bucal

Muito comum em nosso convívio social alguém dizer que está com aquela dor de cabeça, mas esta dor pode estar ligada a boca, sendo extremamente comum encontrarmos as dores de cabeça de origem bucal.

É cada vez mais freqüente o número de pacientes que têm dores de cabeça de origem dental ou bucal. Comumente chamadas na linguagem odontológica como Disfunções temporomandibulares ( DTM ou Disfunções da ATM ) ou Disfunções miofasciais, as dores de cabeça são o reflexo de um problema na área bucal e seu tratamento é realizado por um Dentista.

Causas

A maioria dos problemas tem início no modo com que, seus dentes se encontram uns com os outros na hora da mastigação, fala, sono e até mesmo na hora de engolir. Quando os dentes não se colocam em boa posição, a musculatura que realiza o movimento, não consegue se sincronizar bem de modo que, o resultado será um lado contraindo mais e conseqüentemente onde não há boas contrações musculares corretas, ocorre a dor.

Os principais músculos responsáveis pelas dores de cabeça são os que fazem a boca movimentar fechando, ou em movimentos laterais, mas os mais atingidos no caso das dores de cabeça são os “temporais”, estes músculos de localizam na parte lateral, e podem fazer com que a dor chegue às vezes parecer que está no topo da cabeça. Isso se deve ao fato de que este músculo é bem fino e espalhado como um “leque” na lateral da cabeça.

As dores mais comuns que podem acontecer, são de maneira geral as que pulsam, as que fazem como pontadas e até mesmo as que parecem como agulhadas. Também podem ocorrer as dores que muitos pacientes relatam como dor cansada e, esta geralmente está ligada a pessoas que rangem ou apertam os dentes durante o dia ou a noite, esta condição também é conhecida como bruxismo.

Em uma visão global e resumida, as dores de cabeça têm uma grande possibilidade de serem tratadas por dentistas, porém nada deve ser feito antes de um bom diagnóstico.

Concluindo, tendo dúvidas, consulte seu médico e seu dentista.

Não se esqueça que a prevenção e o diagnóstico logo de início faz toda a diferença no resultado final!

Caso você queira saber mais ou nos enviar uma pergunta entre em contato.