fbpx
Início Site

Implante quebra?

Implante dentário quebra?

Sim, é possível que um implante dentário quebre, embora seja relativamente raro. Os implantes quebram por uma a uma vasta variedade de fatores, como trauma físico, sobrecarga excessiva, doença periodontal, osteoporose dentre muitos outros.

É importante notar que os implantes dentários são projetados para serem duráveis e resistentes, e os materiais utilizados na sua fabricação são altamente resistentes. No entanto, mesmo com cuidados adequados, há sempre um risco de que algo possa dar errado.

Se você suspeitar que seu implante dentário quebrou, entre em contato imediatamente com seu dentista para que ele possa avaliar a situação e recomendar o tratamento apropriado. Dependendo da extensão da quebra, pode ser necessário substituir o implante ou realizar um reparo para restaurar sua função.

O que o dentista fará quando o implante quebrar?

Quando um implante dentário quebra, o dentista avaliará cuidadosamente a extensão da quebra e determinará o melhor curso de ação para corrigir o problema. As etapas específicas que o dentista seguirá dependerão do grau de dano ao implante e da causa subjacente da quebra.

Algumas das opções de tratamento que podem ser consideradas pelo dentista incluem:

  1. Remoção do implante quebrado: Em alguns casos, a única opção é remover completamente o implante quebrado para evitar problemas futuros.
  2. Substituição do implante: Se a quebra do implante for parcial ou se o dentista determinar que é possível restaurá-lo, pode ser possível substituir apenas a parte danificada ou realizar a substituição completa do implante.
  3. Reparo do implante: Em alguns casos, o dentista pode ser capaz de reparar o implante quebrado usando técnicas de soldagem a laser ou outros métodos avançados.
  4. Tratamento de suporte: Se a quebra do implante foi causada por doença periodontal ou outra condição subjacente, o dentista pode recomendar tratamentos adicionais para fortalecer o osso e os tecidos ao redor do implante, a fim de prevenir futuras complicações.

Em resumo, o dentista avaliará cuidadosamente o implante quebrado e discutirá todas as opções de tratamento disponíveis com o paciente antes de prosseguir com qualquer procedimento.

quanto tempo dura um implante dentário?

A duração de um implante dentário pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, um implante dentário pode durar muitos anos ou mesmo a vida toda se for bem cuidado. A durabilidade de um implante dentário depende de uma série de fatores, incluindo a saúde geral do paciente, a qualidade do implante e a manutenção adequada.

Os implantes dentários modernos são projetados para serem duráveis e resistentes, e os materiais utilizados na sua fabricação são altamente resistentes à corrosão e à deterioração. A maioria dos implantes dentários é feita de titânio, um metal biocompatível que se integra bem com o osso.

No entanto, é importante lembrar que um implante dentário não é um dente natural e requer cuidados adequados para manter sua saúde e durabilidade. A higiene bucal adequada, incluindo a escovação regular, o uso do fio dental e visitas regulares ao dentista, é essencial para manter o implante dentário saudável e evitar problemas, como infecções e inflamações.

Além disso, é importante evitar hábitos prejudiciais, como roer as unhas ou morder objetos duros, que podem danificar o implante dentário. Se você cuidar bem do seu implante dentário e seguir as recomendações do seu dentista, ele pode durar muitos anos ou até mesmo a vida toda.

quando coloco implante dentario devo fazer alguma dieta especifica?

Não é necessária uma dieta específica após a colocação de um implante dentário. No entanto, é importante seguir uma dieta saudável e equilibrada para garantir uma recuperação adequada e promover a saúde geral.

Nos primeiros dias após a colocação do implante dentário, você pode sentir algum desconforto ou sensibilidade na área do implante. Nesse caso, pode ser recomendado evitar alimentos quentes, gelados, duros ou pegajosos que possam causar dor ou irritação.

Além disso, é importante evitar alimentos que possam interferir na cicatrização ou aumentar o risco de infecção, como alimentos açucarados ou ácidos, bebidas alcoólicas, alimentos processados e comidas picantes ou apimentadas.

Durante o processo de cicatrização, o dentista pode recomendar uma dieta macia ou líquida por alguns dias ou semanas, dependendo do caso. Isso pode incluir alimentos como purês, sopas, iogurtes, sucos e batidas.

No geral, após a colocação de um implante dentário, é importante seguir as recomendações do seu dentista e manter uma dieta saudável e equilibrada para garantir uma recuperação adequada e promover a saúde bucal e geral.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Dentes sensíveis, o que fazer?

Para você que tem os dente sensíveis, o que fazer?

Se você está perdido neste assunto saiba que existem saídas e muitas delas você pode fazer em casa

Sensibilidade Dentária: Entendendo a Dor nos Dentes e Encontrando Alívio

Para muitos de nós, a sensação de dor aguda ao comer sorvete ou beber algo quente pode ser desagradável e desconfortável. Essa sensibilidade nos dentes, conhecida como sensibilidade dentária, é um problema comum que afeta uma grande parte da população em algum momento de suas vidas. Neste guia abrangente, vamos explorar as causas da sensibilidade dentária, opções de tratamento e dicas para aliviar o desconforto, adaptado tanto para o público leigo quanto para aqueles mais familiarizados com o assunto.

Entendendo a Sensibilidade Dentária

A sensibilidade dentária é caracterizada principalmente por uma dor breve e aguda ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frios, doces ou ácidos, podendo acontecer também em respirações de ar frio. Essa sensação ocorre quando o esmalte protetor dos dentes se desgasta ou se danifica ou quando acontece uma perda do osso que sustenta o dente, expondo a dentina, uma camada mais sensível do dente que contém túbulos microscópicos cheios de líquido (imagem). Quando esses túbulos são expostos, estímulos externos chegam ao nervo causando dor.

Causas da Sensibilidade Dentária

  1. Escovação Agressiva: Escovar os dentes com muita força ou usando uma escova de dentes de cerdas duras pode desgastar o esmalte dos dentes e expor a dentina.
  2. Bruxismo: O hábito de ranger os dentes pode causar desgaste no esmalte dental, levando à sensibilidade dentária.
  3. Recessão Gengival: A retração das gengivas pode expor a raiz do dente, que não está protegida pelo esmalte, aumentando a sensibilidade.
  4. Cárie Dentária: A cárie dentária pode levar à destruição do esmalte e da dentina, expondo os túbulos dentinários e causando sensibilidade.
  5. Erosão Ácida: Consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas pode corroer o esmalte dental ao longo do tempo, causando sensibilidade.
  6. Quebra ou fratura do dente: Por vezes a quebra de parte do esmalte em acidentes ou em consumo de alimentos muito duros deixando a dentina exposta e sensível

Tratamento para Sensibilidade Dentária

Opções de Tratamento:

  1. Cremes dentais específicos para sensibilidade: Os cremes dentais específicos para a sensibilidade são oferecidos por diversas marcas, podemos traçar como as mais comuns como sendo a Sensodyne e a Colgate pró-alívio.
  2. Fluoretação Tópica: Produtos dentários contendo flúor, podem reduzir a sensibilidade.
  3. Selantes Dentais: Selantes dentais podem ser aplicados pelo dentista para cobrir áreas sensíveis dos dentes e proteger contra estímulos externos.
  4. Restaurações Dentárias: Se a sensibilidade for causada por cáries ou danos nos dentes, o dentista pode recomendar restaurações, como obturações ou coroas, para reparar os dentes danificados.
  5. Desensibilizantes Dentais: O dentista pode aplicar agentes dessensibilizantes nos dentes para bloquear os túbulos dentinários e reduzir a sensibilidade.
  6. Tratamento de Canal: Em último caso ou em casos graves de sensibilidade dentária devido a danos na polpa dentária, o tratamento de canal pode ser necessário para remover o tecido infectado e aliviar a dor.

Como Aliviar a Sensibilidade nos Dentes em Casa

Além do tratamento profissional, há várias medidas que você pode tomar em casa para aliviar a sensibilidade nos dentes:

  1. Use uma Escova de Dentes extra Macia: Opte por uma escova de dentes de cerdas extra macias e escove os dentes com movimentos suaves e lentos para evitar o desgaste adicional do esmalte.
  2. Evite Alimentos Ácidos e Açucarados: Reduza o consumo de alimentos e bebidas ácidos e açucarados, que podem aumentar a sensibilidade dentária.
  3. Espere 20 minutos após a refeição para iniciar a escovação: Nos casos onde a acidez dos alimentos e da boca têm contribuição para o aparecimento ou a permanência da sensibilidade é importante se aguardar um para iniciar a escovação para que a acidez (PH) se equilibre.
  4. Use Creme Dental Desensibilizante: Escolha um creme dental formulado para dentes sensíveis e use regularmente para ajudar a reduzir a sensibilidade.
  5. Evite Clareamento Dental Excessivo: O branqueamento/ Clareamento dental excessivo pode aumentar a sensibilidade dentária. Limite o uso de produtos de clareamento e consulte o seu dentista para opções mais seguras.
  6. Evite Escovar Logo Após Refeições Ácidas: Espere pelo menos 30 minutos após consumir alimentos ou bebidas ácidas antes de escovar os dentes para evitar o desgaste adicional do esmalte.

Conclusão

A sensibilidade dentária pode ser uma condição desconfortável, mas é tratável. Se você está enfrentando sensibilidade nos dentes, consulte seu dentista para avaliação e tratamento adequado.

As vezes somente uma combinação de cuidados profissionais e medidas preventivas em casa, você pode te levar ao alívio da dor e proteger a saúde dos seus dentes a longo prazo. Lembre-se sempre de manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente para garantir um sorriso saudável e livre de dor.

Guia Completo: Sensibilidade nos Dentes – Causas, Tratamento e Como Aliviar a Dor Dental

A sensibilidade nos dentes é uma condição comum que pode causar desconforto significativo ao comer ou beber alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Neste guia abrangente, exploraremos em detalhes as causas da sensibilidade nos dentes, opções de tratamento disponíveis e estratégias para aliviar a dor dental.

Parte 1: Causas da Sensibilidade nos Dentes

  1. Desgaste do Esmalte Dentário: O desgaste do esmalte pode ocorrer devido à escovação vigorosa, uso de escovas de dentes com cerdas duras ou bruxismo (ranger dos dentes), expondo a dentina sensível por baixo.
  2. Recessão Gengival: A retração das gengivas pode expor a raiz dos dentes, que não está protegida pelo esmalte, aumentando a sensibilidade.
  3. Cárie Dentária: As cáries podem causar danos ao esmalte e à dentina, expondo os nervos sensíveis dentro do dente.
  4. Erosão Ácida: A exposição frequente a alimentos e bebidas ácidas pode corroer o esmalte dental, aumentando a sensibilidade nos dentes.

Parte 2: Tratamento da Sensibilidade nos Dentes

  1. Produtos de Fluoreto: Cremes dentais e enxaguatórios bucais contendo flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dentário e reduzir a sensibilidade.
  2. Selantes Dentais: Os selantes podem ser aplicados sobre as áreas sensíveis dos dentes para fornecer uma barreira protetora contra estímulos externos.
  3. Restaurações Dentárias: Em casos de cárie dentária avançada, obturações ou coroas podem ser necessárias para restaurar a estrutura do dente e aliviar a sensibilidade.
  4. Tratamento de Canal: Se a sensibilidade for causada por danos na polpa dentária, um tratamento de canal pode ser necessário para remover o tecido infectado e aliviar a dor.
  5. Agentes Dessensibilizantes: O dentista pode aplicar agentes dessensibilizantes nos dentes para bloquear os túbulos dentinários e reduzir a sensibilidade.

Parte 3: Como Aliviar a Sensibilidade nos Dentes em Casa

  1. Use uma Escova de Dentes Macia: Opte por uma escova de cerdas macias e escove os dentes com movimentos suaves para evitar o desgaste adicional do esmalte.
  2. Evite Alimentos Ácidos e Açucarados: Reduza o consumo de alimentos e bebidas ácidos e açucarados, que podem aumentar a sensibilidade dentária.
  3. Use Creme Dental Desensibilizante: Escolha um creme dental formulado para dentes sensíveis e use regularmente para ajudar a reduzir a sensibilidade.
  4. Evite Escovar Logo Após Refeições Ácidas: Espere pelo menos 30 minutos após consumir alimentos ou bebidas ácidas antes de escovar os dentes para evitar o desgaste adicional do esmalte.
  5. Enxaguatório Bucal com Flúor: Enxaguatórios bucais contendo flúor podem ajudar a fortalecer o esmalte dental e reduzir a sensibilidade.

Conclusão

A sensibilidade nos dentes pode ser uma condição desconfortável, mas com o tratamento adequado e cuidados preventivos, é possível aliviar a dor dental e proteger a saúde bucal a longo prazo. Se você está sofrendo de sensibilidade nos dentes, consulte um dentista para avaliação e recomendações personalizadas de tratamento. Lembre-se sempre de manter uma boa higiene bucal e evitar hábitos que possam causar danos aos seus dentes. Com os cuidados certos, você pode desfrutar de um sorriso saudável e livre de dor.

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Antibiotico estraga os dentes

0

Antibiótico estraga os dentes? Essa é uma pergunta comum que muitas pessoas fazem ao visitarem o dentista.

Muitos acreditam que o uso de antibióticos pode ter um impacto negativo na saúde bucal. O uso de antibióticos é uma prática comum para tratar infecções e outras doenças. No entanto, existe uma crença de que o uso de antibióticos estraga os dentes.

Antes de começar a responder, é importante entender que o uso de antibióticos não deve ser feito indiscriminadamente. É necessário seguir as orientações médicas/odontológicas e tomar apenas o tempo necessário para o tratamento. Além disso, alguns antibióticos podem ter efeitos colaterais, que podem afetar diferentes partes do corpo. O uso excessivo ou inadequado de antibióticos pode ter efeitos colaterais negativos incluindo problemas de saúde bucal.

Quando se trata dos dentes, pesquisas apontam que a maioria dos antibióticos não causa danos diretos. No entanto, alguns podem afetar a saúde bucal de forma indireta, principalmente quando tomados em longo prazo.

Ao que se sabe um efeito colateral comum no uso de antibióticos é a diminuição da produção de saliva, ela é importante para manter a saúde bucal, porque ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, impedindo a formação de cáries e outros problemas dentários. Quando a produção de saliva diminui, os problemas têm mais possibilidade de aparecer.

Além disso, o uso de antibióticos também pode levar ao crescimento excessivo de fungos na boca, como a Candida albicans. Isso pode resultar em uma condição chamada candidíase oral, que causa manchas brancas na boca, mau hálito e dor ao comer ou beber. A candidíase oral é mais comum em pessoas que usam antibióticos por longos períodos de tempo.

Outro problema que pode surgir do uso excessivo de antibióticos é a resistência bacteriana. Quando as bactérias são expostas repetidamente a antibióticos, elas podem desenvolver resistência, tornando mais difícil tratar infecções bacterianas no futuro. Isso pode levar a um ciclo vicioso de tratamento com antibióticos cada vez mais fortes e agravar ainda mais os problemas de saúde bucal.

Existem antibióticos que afetam os dentes?

Sim, um exemplo é a tetraciclina, um antibiótico utilizado para tratar infecções bacterianas. Esse medicamento pode afetar a formação dos dentes em crianças e fetos, causando manchas e alterações na cor dos dentes permanentes.

Este fato acontece porque este medicamento consegue ultrapassar a barreira placentária e alterar a formação da dentina. Por isso, a tetraciclina só deve ser usada em casos de extrema necessidade e sob supervisão médica.

O que acontece com o uso dos antibióticos?

Entenda que os antibióticos são usados para matar as bactérias, mas por vezes não é capaz de matar somente as bactérias ruins, afetando assim a flora bacteriana da boca, aumentando o risco de cáries e outros problemas como gengivites e doenças periodontais.

Vale salientar, no entanto que esses efeitos são raros e normalmente ocorrem apenas em casos de uso prolongado ou em doses elevadas.

Porque então as pessoas que usaram mais antibióticos têm mais cáries?

Tente ilustrar uma imagem de uma pessoa doente, observe que raramente ela será movida a levantar e escovar seus dentes 3 vezes ao dia, além disso, o que ela come fica parado dentro da boca devido ao repouso e ao pouco movimento.

Neste cenário, as bactérias que sobrevivem aos antibióticos fazem a festa, aumentando assim sua reprodução. Por isso é importante manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista, especialmente durante o uso de antibióticos.

Em resumo, o uso de antibiótico pode estragar os dentes de forma indireta, principalmente quando tomados em longo prazo. No entanto, a maioria dos antibióticos não causa danos diretos aos dentes.

Se você tiver dúvidas sobre o uso de antibióticos e seus efeitos na saúde bucal, consulte seu médico e dentista.


Evite a automedicação.

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

TAGS:

  1. #AntibióticosESaúdeBucal; #SaúdeDental; #AntibióticosEDentes; #HigieneBucal, #CuidadosComOsDentes; #AntibióticosEFloraBacteriana; #DentesSaudáveis; #EfeitosColateraisAntibióticos; #SaúdeOral; #AntibióticosEProduçãoDeSaliva;#CandidíaseOral;#ResistênciaBacterianaDental; #TetraciclinaEDentes; #CáriesEAntibióticos; #BactériasOrais; #UsoResponsávelDeAntibióticos; #PrevençãoDental; #ConsulteSeuDentista;
  2. #HigieneDuranteAntibióticos; #CuideDaSuaSaúdeBucal; #AntibióticoOdontologia; #EfeitosColateraisAntibiótico; #AntibióticoEDoençaBucal; #SaúdeBucalEAntibiótico; #CuidadosComOsDentes; #DentesSaudáveis; #AntibióticoEProblemasDentários

O que é um tratamento de canal?

0

Você sabe o que é um tratamento de canal?

O tratamento de canal pode parecer assustador para muitas pessoas, mas na verdade é um procedimento bastante comum e extremamente importante para manter a saúde bucal.

Se tiver um jeito simples de explicar será dizendo que o local o tratamento será colocar um elemento de preenchimento em um local que está sensível ou infectado chamando cavidade da polpa dental.

Tratar um canal é geralmente necessário quando a polpa do dente (nervo), que é o tecido mole no interior do dente, fica inflamada ou infectada.

Muitas vezes, isso pode acontecer devido a uma cárie profunda, trauma dentário ou até mesmo um dente rachado. Quando a polpa do dente está inflamada ou infectada, ela pode causar uma dor insuportável, sensibilidade ao calor e ao frio, e pode até mesmo levar à formação de um abscesso dentário ( a área fica inchada).

O tratamento de canal envolve a remoção da polpa inflamada ou infectada do dente, limpando cuidadosamente o local onde ela estava e preenchendo-o com um material de obturação para evitar futuras infecções. O procedimento é geralmente realizado com anestesia local e é relativamente indolor.

Embora possa parecer assustador, é importante lembrar que o objetivo do procedimento é salvar o dente. Se deixado sem tratamento, a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo, causando problemas de saúde mais graves.

Além disso, muitas vezes é possível evitar a necessidade de extração dentária com um tratamento de canal bem-sucedido. Isso é importante porque perder um dente pode levar a uma série de problemas, incluindo mudanças na mordida, problemas de fala e problemas de autoestima.

Em resumo, o tratamento de canal pode parecer assustador, mas é uma maneira importante de manter a saúde bucal e evitar problemas de saúde mais graves. Se você está sentindo dor ou desconforto em um dente, não hesite em marcar uma consulta com seu dentista para avaliação e possível tratamento.

Dói fazer um tratamento de canal?

É normal sentir um pouco de ansiedade em relação a um tratamento de canal, mas na maioria das vezes o procedimento é relativamente indolor. Na verdade, o objetivo do tratamento de canal é aliviar a dor que é causada pela inflamação ou infecção na polpa do dente.

Parece óbvio o que vou dizer mas saiba que o procedimento dependerá do profissional e do paciente mas normalmente antes de começar, o dentista aplicará uma anestesia local para garantir que você não sinta dor durante o procedimento.

Após a anestesia, você pode sentir um pouco de pressão à medida que o dentista remove a polpa inflamada ou infectada do dente, mas não deve sentir dor.

Depois que o canal é limpo e preenchido com material de obturação, o dente pode ficar um pouco sensível nos dias seguintes ao tratamento. No entanto, isso pode ser facilmente tratado com medicamentos para dor.

É importante lembrar que a dor e o desconforto que você pode estar sentindo antes do tratamento de canal é muito pior do que qualquer coisa que você pode sentir durante o procedimento ao realiza-lo você está eliminando a fonte da dor e evitando problemas mais graves de saúde bucal no futuro.

Em resumo, o tratamento de canal não deve ser doloroso e pode ajudar a aliviar a dor que você está sentindo atualmente. Se você está com dor ou desconforto em um dente, não hesite em marcar uma consulta com seu dentista para avaliação e possível tratamento.

Para concluir desejo que você entenda que tratar um canal será o tratamento de eleição e que se você tirar seu dente por ter medo deste tratamento nunca vale a pena.

Mantenha-se saudável.

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Cachorro lamber a boca faz mal?

0

Cachorro lamber a boca faz mal?

Esta é uma pergunta intrigante: cachorro lamber a boca, tem mesmo algum perigo nesta prática?

Como um bichinho tão meigo, carinhoso, bonito e companheiro pode me fazer algum mal?

Para uma grande parte da população este é um ato inocente e sem nenhuma repercussão, mas saiba que não é bem assim que funcionam as coisas.

Primeiramente vamos entender que o cachorro lambe seu dono como o mais lindo e bem-intencionado gesto de demonstração de comunicação e carinho. Este gesto vem desde a época em que eles andavam em bandos e eles tinham esta pratica como gesto familiar.

Vale lembrar de antemão que os benefícios de se ter um cão como são de sobremaneira importantes e que os riscos que citarei aqui são baixos. Desejo que você saiba é que eles existem.

Você deve se atentar agora ao que tentarei fazer você entender.

Saiba que:

É uma característica dos mamíferos possuir bactérias em suas salivas, tanto seres humanos como os caninos possuem esta característica que chamamos de flora bacteriana, de modo que são bactérias peculiares à cada uma das espécies e seus costumes.

Sendo desta maneira, nós e eles temos modos diferentes que vão desde o modo que comemos, dieta, modo de ingestão de água até a dieta e digestão. Podemos citar entre os muitos exemplos o de que um cão coloca sua boca e seu faro diretamente no chão e come diretamente o que encontra e reconhece como comida e nós humanos não.

Sob o mesmo ponto de vista lembre com clareza onde os cachorrinhos se cheiram e se lambem em seus encontros.

O que acontece quanto a flora bacteriana é a parte mais importante. As bactérias presentes na boca dos diferentes animais não faz mal a eles da mesma espécie, mas quando estas são colocadas em outras espécies podem fazer bastante mal.

Deste modo saiba e entenda que dentre as bactérias mais comuns nos cães temos a Capnocytophaga canimorsus estando presente na boca de 75% dos cachorros saudáveis. Quando contamina seres humanos pode levar a semanas de hospitalização.

A Escherichia pode causar a colecistite (inflamação da vesícula biliar), Salmonella, salmonelose, e as Campylobacter, a gastroenterite (inflamação que afeta o estômago e o intestino)

Temos também destacado o risco de a pessoa ingerir vermes ligados a doenças como o amarelão, ascaridíase e ancilostomíase

Ainda que seja muito rara, a contaminação pela Capnocytaphaga caninorsus possui casos de morte, septicemia e amputações relatadas, principalmente envolvendo pessoas com problemas imunológicos ou lambidas em feridas.

Uma situação parecida acontece quando as bactérias multirresistentes presentes nos cães contaminam as pessoas, neste segundo exemplo pode-se chegar até a óbito.

Uma situação contrária também temos que estar atentos, em situações onde recebemos muitas lambidas na boca e pele nós também colocamos nos cachorrinhos nossas bactérias que podem ser extremamente prejudiciais a eles

É claro e obvio que não precisamos colocar os bichinhos isolados e em quarentena para que não haja infecções dos dois lados mas entenda que cuidados devem ser tomados e que um ato inocente pode se tornar algo não tão bom

Como evitar?

Uma boa dica é fechar bem os lábios e virar o rosto nas situações onde o cachorro tentar atingir a boca com um beijo canino, em pouco tempo ele entenderá que não é algo que te agrada muito.

Recebi uma lambida o que fazer?

Não há razão para alarme, você não precisa correr a um pronto socorro para uma consulta médica. Basta lavar com agua e sabão e esta ação vale inclusive para crianças. Se a lambida for diretamente na boca um bochecho ou até uma escovação são suficientes.

Pesquisadores afirmam que lambidas na pele sem feridas tem um risco muito baixo de contaminação, porém devemos evitar que elas atinjam nossos olhos, nariz, mucosas e boca.

Evite a todo custo que o pet dê uma lambida em alguma ferida. Se acontecer você também deve lavar a ferida com agua e sabão.

como manter meu cão em menor risco?

Mantenha a vacinação em dia

Ao passear com o cachorro, não permita que ele se aproxime de lixeiras, fezes de animais ou outras coisas sujas

Procure levar o pet para tomar banho regularmente.

Faça a verificação da saúde do seu pet junto a um veterinário regularmente.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Remédios e boca seca

0

Era uma vez uma pessoa que falava: minha boca anda seca, a saliva diminuiu, o que será que fez isso? Tem alguma relação entre remédios e boca seca ?

A resposta correta é: sim, tem muitos medicamentos que interferem nas glândulas salivares diminuindo o volume de saliva formada.

O termos correto para a redução da produção de saliva é chama Xerostomia, um nome bem diferente, não é?

Saiba que este é um sintoma mais comum do que imaginamos e pode se despertar mesmo depois de muito tempo usando a mesma medicação. As vezes até ouço meu paciente dizendo: “tomo este remédio faz muitos anos e só agora aparece essa secura na boca?”

É um incomodo e tanto na vida de quem tem esta característica.

Como acontece

Diferentemente do que as pessoas acreditam, quando você ingere um medicamento ele não tem uma linha direta que começa quando ele entra no corpo e vai onde está ao seu problema de saúde.

As substâncias que você toma entram e vão para a corrente sanguínea onde circulam por todo o corpo e acabam por chegar onde são necessárias.

Então, agora você sabe que o sangue é um só, irriga o corpo todo, sendo assim, quando o remédio está nele atinge todas as partes por onde passa podendo atuar nelas ou não.

Deste modo a medicação pode não fazer nada ou causar efeitos tanto benéficos quanto nocivos.

Neste caso alguns grupos de medicamentos podem alterar o funcionamento das glândulas formadoras de saliva, dentre eles pode-se citar:

Remédios e boca seca.
medicamentos e boca seca.

Saiba que estes grupos de medicamentos têm nomes de substâncias e nomes comerciais. Vou exemplificar alguns que são mais comuns.

Quais são os medicamentos?

  • Benzodiazepínicos
  • Anti- Histamínicos
  • Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina
  • Antidepressivos tricíclicos
  • Anti- hipertensivos (remédios controladores de pressão arterial)
  • Antiparkisonianos (remédios para o Mal de Parkinson)

Remédios e boca seca.

Efeitos

  • mau hálito
  • dor de dentes
  • dificuldade para engolir
  • tosse
  • alteração no sabor dos alimentos
  • ardor na boca (ardência bucal)
  • coceira na gengiva
  • Dificuldade de fixação das próteses totais (dentaduras)
  • Dificuldade de fixação de próteses parciais ( Roth e próteses removíveis)
  • Perda precoce de dentes
  • Dificuldade de falar
  • canto da boca sempre machucando
  • aumento da possibilidade de infecções por fungos
  • Problemas gengivais
  • Gengivite (piorreia)
  • Perda precoce de implantes
  • aumento do índice de cáries
  • dentes quebram com maior facilidade

Como fica a boca

Observe que as papilas da língua ficam ressecadas, os lábios estão ressecados e o canto da boca também fica constantemente se machucando.

Como tratar

Deste modo podemos entender que tem muita relação entre o uso de remédios e boca seca e fica a sua pergunta: o que fazer para melhorar?

Inicialmente observe se esta bebendo água o suficiente para manter o corpo hidratado e bem.

Consulte seu médico e seu dentista para um bom exame.

Caso seja comprovado que o medicamento ´e o responsável, é importante observar com eles a função da substância e como ela atua, ou seja, para que serve o medicamento que está causando a diminuição da saliva?

Caso ele seja importante as vezes você deve preferir ter uma boca mais seca e manter o tratamento.

Acima de tudo, entenda que, seu dentista e seu médico, que receitou o remédio, devem trabalhar juntos, quando se trata de secura na boca, por que pode existir um medicamento semelhante, mas que não tenha o efeito colateral de diminuir o fluxo da saliva.

Lembre-se: nunca suspenda o remédio por conta própria, você pode ter problemas sérios fazendo isso.

Sempre observe seu corpo e como ele está reagindo e funcionando. Mantenha-se saudável!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Periodontite autoimune

Um assunto que para muitos é uma novidade pode nos fazer repensar a evolução dos problemas gengivias, a Periodontite autoimune.

A inflamação na gengiva com perda do osso de sustentação dos dentes pode ter origem autoimune ? Como?

Desde que se fala em inflamações nas gengivas, gengivites, periodontites ou de problemas com os ossos que sustentam os dentes se pensa em placa bacteriana, tártaro e má higiene. Agora vem essa novidade falando de periodontite autoimune? Como é isso?

A primeira vista, você que pode não ser da área da saúde, pode parecer um bicho de 7 cabeças entender como funciona. Vamos por partes.

O que é autoimune?

Antes que você se confunda, pense na palavra: “auto” significa de si mesmo e “imune” significa que é ó sistema imunológico que está atuando. Em uma explicação simples seria seu organismo reagindo e causando problemas em si mesmo.

Artigos publicados na revista Science Translational Medicine por Niki Moutsopoulos, apontam para a presença de linfocitos TH17 nos processos de inflamação gengival e perda óssea.

De um modo importante os linfócitos TH17 atuariam na progressão e piora dos problemas periodontais (gengiva e osso)

Como acontece?

As inflamações gengivais que levam a perdas ósseas têm a bactéria como unico foco de tratamento e ela como sendo a unica responsável pelo aparecimento e evolução da doença.

Atualmente esta filosofia toma novo foco e além da presença de bacterias procura pensar também no sistema de resposta individual de cada um.

Entender que o sistema imunológico também interfere de maneira significativa no processo faz com que, modulando também este sistema, pode-se obter mais eficácia de tratamento

O que muda?

O que vai nos manter mais atentos como dentistas é a visão mais generalizada dos mecanismos de evolução das perdas ósseas.

Atualmente os processos de tratamento odontológico, como também na medicina, tentam tornar os profissionais cada vez mais especializados nas diferentes partes e funções do corpo.

O ideal seria que pudessemos analisar de modo mais importante o individuo doente e a doença e deste modo ao invés de dividir deveriamos juntar os orgãos e suas funções.

Esta inovação de pensamento publidada pela Dra Niki M Moutsopoulos na revista Science Translational Medicine em seu artigo na PUBMED e pode ser consultado.

Corpo em equilíbrio

Quando seu corpo está dequilíbrio, os linfócitos chamados Th17 podem, por alguma falha, alterar as defesas do corpo e esta estando irregular, prejudica o organismo como um todo.

Saiba que é obvio e evidente que não é somente este fator imunológico o que fará com que os problemas gengivais e periodontais evoluam, entendendo que fatores como higiene, tipo de bactéria, disbiose e muitos outros fatores individuais têm relevância.

Em suma, entenda que as doenças sempre são de um indivíduo doente e não somente de um pequeno local onde aparece um sintoma.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

TAGS:

#PeriodontiteAutoimune, #SaudeGengival, #ImunologiaBucal, #OdontologiaInovadora, #InflamacaoGengival, #TH17, #EquilibrioImunologico, #SaudeBucalIntegral, #DentistaInformativo, #MedicinaPreventiva, #ConscienciaOral, #SistemaImunologico, #DoencaAutoimune, #HigieneOral, #BemEstarGengival, #CuidadosComOSistemaImune, #InovacaoEmOdontologia, #SaudeIntegrada, #PrevencaoGengival, #PUBMED

Buco ou bucomaxilar?

0

Frequentemente recebemos ligações no consultório perguntando se aqui temos um profissional buco ou bucomaxilar.

Para dizer a verdade, o nome correto da especialidade é cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e o profissional que se especializa nessa área é o Cirurgião Bucomaxilofacial. Como se pode concluir pelo nome, ele é responsável pelas cirurgias e cuidados na região da boca, maxilares e face (no que seria área do Cirurgião Dentista).

Esse tipo de profissional pode ter apelidos como buco, bucomaxilo ou bucomaxilar e é comum ele ser indicado por médicos e outros profissionais que trabalham dentro dos hospitais. Isso se deve ao fato de que o buco está em contato direto com os médicos, seja nas consultas, seja no centro cirúrgico.

No exercício do seu trabalho ele faz os mais diversos tipos de cirurgias na região da boca; cuida também de doenças congênitas, deformidades, pessoas acidentadas, quebras de ossos, retira lesões, cânceres, cistos, refaz lábios, problemas articulares, de movimento e muito mais.

Várias pessoas buscam profissionais que atuem na área de buco na internet para que possam se consultar sobre seus problemas. Com esta publicação desejo que você saiba que algumas das indicações dos médicos para esses profissionais também podem ser exercidas por outras especialidades, como vou ilustrar a seguir.

O que ele faz?

  • ATM/DTM, problemas articulares;
  • cirurgias para corrigir diferenças graves de tamanho entre o osso superior e o osso inferior (ortognáticas);
  • cirurgias orais menores, tais como dentes do siso e dentes retidos;
  • cirurgia de gengiva;
  • cirurgia para tracionar (puxar) dentes dentro do osso;
  • cirurgias de implante;
  • enxertos de pequeno e médio portes;
  • cirurgias de freio/bridas;
  • biópsias de pequenas e médias lesões da boca;
  • implantes
  • próteses que substituam partes perdidas da face e boca (prótese buco)
  • dentre outras práticas.

Somente estes profissionais podem trabalhar nestas áreas?

Vale a pena ressaltar que alguns procedimentos que são realizados pelos bucos são também praticados por outras especialidades, como por exemplo as disfunções da ATM.

Também é possível citar as cirurgias de extração do dente do siso, que vários profissionais estão aptos a realizar, dependendo da complexidade.

Sendo assim, caso não encontre um buco na sua região ou no serviço público próximo, você tem como alternativa buscar um profissional da sua confiança que possa atuar na área que deseja ou indicar o melhor caminho para você obter sucesso.

Onde encontrar

Nosso consultório tem como prática comum muitos procedimentos que estão entre as práticas do buco. Como exemplo, podemos citar as disfunções da articulação (DTM/ATM), cirurgias do siso, biópsias, diagnósticos, gengivas, enxertos ósseos, implantes, dentes fora de posição e mais.

Para as pessoas que tiverem necessidade ou desejarem, também podemos fazer os mais diversos tipos de cirurgia em centro cirúrgico dentro de hospitais, experiência adquirida pelo Dr. Maurício quando trabalhou por sete anos junto ao setor de buco no Hospital das Clínicas da Unicamp.

Sendo assim, nos colocamos à sua disposição para uma consulta, de modo que, após uma boa avaliação, possamos traçar um bom plano de tratamento.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Saúde bucal, Corona e gripe

0

Você não é diferente das outras pessoas quando se pergunta: o que um dentista tem a dizer sobre a Saúde bucal, Corona Vírus e gripe ?

Então vamos começar a raciocinar. O virus COVID 19, como tantos outros é um agente que contamina uma pessoa e uma das principais vias de transmissão são as secreções e a saliva.

Quando ele está ativo em uma pessoa ele permanece em grande quantidade na boca e vias respiratórias, não se esqueça de que, a parte respiratória é onde ele faz o maior estrago.

Agora pense com carinho: imagine o céu da boca em seu final, na parte depois da “campainha”. Lá é o local onde o fim do que é relativo ao nariz se junta ao que é da boca, chamamos esta área de um encontro entre a nasofaringe (nariz) e a orofaringe( boca).

Neste momento, então, você pode já é capaz de ver que a boca e o nariz se comunicam e como a contaminação do Corona acontece nesta área.

Agora o pulo do gato! Eu te pergunto: e suas escovas de dente ? como você está guardando ? Como e onde você tem escovado seus dentes?

Se você guarda uma escova de dentes junto das escovas das outras pessoas da sua casa, você pode estar fazendo a contaminação delas, não só pelo Corona mas também por todos os outros tipos de infecção e podemos citar:

  • Gripe,
  • Herpes,
  • HPV,
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Hepatite e muitas outras doenças infectocontagiosas

Para fazer do jeito certo:

  • Lave ou desinfete suas mãos antes de escovar
  • colocar o creme dental com a escova seca e iniciar a escovação
  • escove cuidadosamente seus dentes
  • Depois de terminar a escovação bata a escova devagar no canto da pia para remover o excesso de água que ficou depois de escovar. Nunca secar com papel toalha ou quaisquer outros meios ( muito menos secar na toalha que você tomou banho ou de rosto)
  • Se quiser um algo mais, pode jogar um pouquinho de enxaguante bucal sobre a escova, bater devagar na beira da pia para tirar o excesso e pronto!
  • guarde sua escova em um estojo limpo e seco

Evite a todo custo e jamais use desinfetantes domésticos de qualquer tipo porque eles podem te causar uma imensa intoxicação.

Nunca se esqueça que não se deve guardar sua escova junto com outras escovas das pessoas da sua casa, fazer isso pode aumentara possibilidade de contato com fungos e bactérias entre elas sendo ruim para todos vocês.

Guarde seu estojo em local separado se você estiver com a menor das desconfianças de estar contaminado com alguma coisa.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Caso você queira baixar o arquivo e compartilhar:

Fiz uma cirurgia de dente o que devo fazer?

0

Fiz uma cirurgia de dente o que devo fazer? Esta é uma pergunta recorrente no dia a dia de um consultório odontológico que faça cirurgias.

Aqui temos algumas dicas importantes para que você não se sinta perdido(a) depois de sair de um consultório e ter feito uma cirurgia.

Importante é você saber que se precisar de ajuda você deve busca-la e não deixe de se comunicar com seu dentista caso tenha dúvida em algo que você deseja fazer, tomar ou proceder.

Tenha muito cuidado com os remédios caseiros, alguns deles podem te prejudicar de forma irreversível.

Para concluir entenda que estas orientações são genéricas e podem variar de acordo com o tipo de cirurgia que você fez e de maneira genéria responder apergunta: Fiz uma cirurgia de dente o que devo fazer?

Seu dentista pode te orientar de maneira diferente caso seja necessário.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

12 maneiras de dizer ao seu amigo que ele está com mau hálito

Aqui vão para você 12 maneiras de dizer ao seu amigo que ele está com mau hálito. A princípio o assunto não parece, mas é delicado e ao contrário do que se pensa é mesmo muito difícil dizer para qualquer pessoa que ela tem a boca com cheiro desagradável.

Selecionei algumas maneiras para você se inspirar:

  1. você sabe o que é halitose e/ou quais são as principais causas de mau hálito?
  2. Meu amigo, você escovou os dentes hoje? estou sentindo um cheiro estranho no ar
  3. Estou precisando de uma escova de dentes, vamos na farmácia comigo?
  4. Qual pasta de dentes você costuma usar?
  5. Amigo você usa enxaguatório bucal? Qual você usa?
  6. Eu estou com uma dificuldade imensa de escovar meus dentes no decorrer do dia, como você faz?
  7. Na primeira vista o que você diria para mim se eu tivesse mau hálito?
  8. Me deixe perguntar uma coisa: você escova sua língua despois de escovar os dentes?
  9. Você soube que tem um cara que está com mau hálito e não sabia.
  10. Você tem usado fio dental ultimamente? O cheiro aí não está perfeito não.
  11. Você sabe o que é gengivite? pode ser que você esteja com mau hálito por isso
  12. Irmão, vou ter que ser muito sincero com você: você está com mau halito procure um dentista!

Agora que você tem algumas sugestões e tenho certeza que você poderá ajudar muita gente.

Frequentemente as pessoas que têm mau hálito não descobrem por si e precisam de alguém para alertar. Na maioria das vezes as pessoas se afastam e aquele que não é aceito fica perdido sem saber o que está acontecendo.

Assim como acontece quando usamos um perfume o nariz da pessoa que têm mau hálito se acostuma com o cheiro e ele passa despercebido.

Espero que as 12 maneiras de dizer ao seu amigo que ele está com mau hálito tenha sido útil para você.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Esqueci minha escova de dentes, o que fazer?

0

Uma viagem ou um passeio legal, longe de casa e na hora do uso vem a pergunta: esqueci minha escova de dentes, o que fazer?

Sou perguntado eventualmente: fui fazer uma viagem e esqueci minha escova de dentes, e agora? Se consegue escovar os dentes sem escova?

Vamos entender o que precisa ser feito e então depois pensaremos numa solução.

Primeiramente saiba que o objetivo principal da higiene bucal é remover a placa bacteriana que está aderida ao dente, perto da gengiva e na língua. Muitas pessoas acham que os enxaguantes podem fazer este trabalho mas infelizmente não é verdade. Não se pode substituir uma escovação por um bochecho como a TV diz.

Pensando que temos que remover as bactérias que se formaram tenho algumas sugestões que nunca serão iguais, nem de perto, a uma escova, porém que podem ajudar a você que esqueceu de levar sua escova de dentes:

Use um pano ou tecido limpo.

Entenda que a placa bacteriana recém formada é mole como uma gosma e pode ser removida dos dentes esfregando um pequeno pedaço de pano ou toalha. Assegure-se que o tecido esteja bem limpo, senão você pode se contaminar ou intoxicar.

Esta técnica também pode ser usada para as pessoas acamadas que não podem escovar os próprios dentes.

Use uma gaze

Tal qual ao pano a gaze passada sobre a placa bacteriana nova vai removê-la. Este tipo de técnica pode também ser usada para limpar a gengiva do bebê sem dentes.

Limpe os dentes com gaze

Use uma tolha de papel

Usar papel toalha em lugar da escova é uma tarefa complicada principalmente porque o papel se dissolverá enquanto você estiver tentando executar a limpeza. Para isso, seja rápido e use várias folhas. Vale a pena se lembrar que o papel higiênico não serve para isso.( Ele dissolve rápido demais)

Coma uma maçã

Usar frutas para limpar os dentes são dicas dadas desde nossos avós, a mais comum das frutas é a maçã, mas saiba que a banana também é uma ótima limpadora da placa.

Maçã pexels
Coma uma maçã

Amarre um pedaço de esponja ( limpa) em um palito

Caso você vá ficar por muito tempo em um local onde não se pode comprar uma escova então você pode lançar mão deste artifício, amarrar um pequeno pedaço de esponja, nova e limpa, em um palito igual aqueles de churrasco de modo que ele pode ser usado como uma escova improvisada.

Escova de dentes com esponja

Faça uma escova tal como os índios

Os índios e algumas culturas nativas usam uma fibra de bambu ou coco batida para fazer uma espécie de escova como é ilustrado nas figuras ( copiadas do livro : onde não há dentista)

Para finalizar saiba que desejo com esta publicação não é o de dizer que estes tipo de técnica substitui a escova, e sim uma alternativa para que você mantenha sua boca mais saudável em um caso emergencial.

Saiba que nunca essas técnicas devem machucar ou agredir as genegivas.

Espero que lhe seja útil quando você se esquecer da sua escova.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Como é um dente?

É muito importante que você saiba como é um dente. Sendo assim entenda seu dente:

dente e suas partes
o dente e suas partes

Falar sobre os dentes parece fácil, é como se todos já soubessem as partes que o compõem mas a realidade não é bem assim. Por isso resolvi escrever um post para que, antes de mais nada, você entenda seu dente.

Nesse sentido, para que você possa mais facilmente visualizar, eu aqui mostrarei em fotografias:

Coroa /Raiz

Basicamente divide-se o dente em duas partes básicas: a coroa que é a parte que fica para fora da gengiva e a raiz que fica dentro da gengiva.

coroa raiz

Esmalte / dentina / polpa(nervo)

Olhando o dente de fora para dentro vamos dividir vendo as partes o esmalte que recobre a coroa e depois dele a dentina e mais intenamente a polpa.

A polpa é normalmente apelidada de nervo mas saiba que ali tem muito mais coisas que somente um ramo nervoso, temos também irrigação sanguínea de entrada e de saída como também tecido conjuntivo.

Você pode estar se perguntando e na raiz não tem esmalte?

Não, o que recobre a dentina da raiz chama-se cemento. ( nunca confunda com cimento)

esmalte dentina polpa cemento
Esmalte, dentina, polpa e cemento

Nestas imagens estas partes podem ficar mais claras para que você entenda nos diferentes dentes que temos:

Esmalte-incisivo
Esmalte e polpa molar
Esmalte e polpa pré molar

Curiosidades:

  • A primeira vista sabe-se que o esmalte é o tecido mais duro do corpo humano, mas não esqueça ele quebra e/ou desgasta.
  • Quem determina a cor do dente é a dentina e nestas fotos podemos ver a variação de cores que ela tem no mesmo dente
  • saiba que o nervo é o responsável pela sensibilidade interna do dente e tem ramos dentro da dentina
  • Poucos sabem que o dente não é “grudado” ao osso. Ele se move dentro do osso que o envolve por ser sustentado por fibras
  • fala-se pouco do cemento porque ele serve para “fixar” as fibras que juntam o dente ao osso.
  • Entenda que o cemento tem de baixa resistência a abrasão e se desgasta na escovação quando exposto

Cárie

Para você leitor, depois de entender bem quais são as partes mais importantes de um dente, gostaria de te mostrar quando o dente sofre com uma cárie.

Importante que você entenda que estas fotografias não ilustram todos os tipos possíveis de cárie.

cárie
Algumas lesões de cárie.

Finalmente quero deixar claro, para você leitor que o universo da odontologia é muito maior que conhecer esta anatomia do dente.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Implante dentário

Há apenas alguns anos atrás o implante dentário era um sonho dentro dos serviços prestados pelos dentistas em geral.

Hoje eles são uma realidade segura e confortável para substituir os dentes que foram perdidos.

Para que se possa restabelecer as funções bucais, usamos os mais variados tipos de aparelhagens, que chamamos de próteses.

Em resumo, podem ser definidas como a tentativa dos humanos em reestabelecer aquilo que a natureza criou com tanto cuidado e tantos anos de evolução.

É óbvio que as invenções humanas se aproximam daquilo que seria o perfeito mas igual mesmo não fica.

Dentre todos os tipos de próteses existentes hoje o implante é o que mais se aproxima do que seria o perfeito. Estatisticamente a odontologia tem perto de 95% de sucesso nos procedimentos de implantes.

As dúvidas mais comuns

Muitas pessoas têm dúvidas básicas sobre o assunto, tentarei resumir algumas aqui:

  • Posso ter uma rejeição dos implantes?

    Não, os implantes têm uma propriedade chamada biocompatibilidade e isso significa que uma vez dentro do nosso corpo eles permanecem em estado inerte, sem provocar nenhuma reação nenhuma no organismo. Sendo assim não temos a rejeição dos implantes.

  • O que significa que um implante não deu certo?

    Ao se realizar o procedimento temos o desejo de que em volta do nosso implante seja formado osso, para  de sustentar e dar a força necessária para a boca executar a mastigação.
    Se ao invés do osso, se forma tecido de frágil como a gengiva, ele não é capaz de suportar forças sobre ele sem dor.

  • Todas as pessoas podem fazer implantes?

    Pode-se afirmar que a maioria das pessoas pode fazer um dente implantado.
    Existem contra indicações que devem ser analisadas a cada caso especificamente.

  •  
  • O que se faz quando o implante não dá certo?

    Quando o implante não tem formação de osso em volta dele, devemos  fazer uma avaliação criteriosa e, na maioria dos casos, se repete o procedimento

  • Todos os implantes são iguais?

    Não, as bocas possuem diferenças e cada pessoa precisa de algo diferente da outra, fazendo com que cada caso seja diferente do outro mesmo que pareçam iguais.

  • Todas as próteses sobre implante são iguais?

    É mesmo importante saber disso.
    Entenda que uma coisa é a parte que vai dentro do osso ( implante dentario) e outra coisa é a prótese que vai ocupar o espaço e a função do dente (coroa, prótese total, prótese apoiada, etc.).
    Estas peças são muito diferentes umas das outras e vão depender do que se está querendo substituir. Um dente, dois dentes, ou uma arcada inteira.

    Implante dentario protocolo

  • Quanto tempo dura um implante?

    É importante que se saiba que os implantes podem não ser para sempre.
    É uma  dúvida é muito comum entre as pessoas que acreditam que depois do implante colocado nunca mais se deve preocupar com ele, isso não é verdade.

  • O implante tem doenças?

    Os implantes são afetados por doenças parecidas com aquelas que afetam os dentes, obvio que os implantes não têm cáries, mas as doenças ósseas, gengivais e funcionais podem fazer um implante dentario ser condenado a uma extração.
    Se você é uma pessoa que nunca cuidou dos seus dentes, deve ser uma pessoa que cuidará dos implantes para não perdê-los

  • Qual a idade mínima para se fazer implantes?

    Os 18 anos são um marco no desenvolvimento das pessoas e colocarem  um implante dentario, principalmente porque, nesta idade todos nós já estamos com nossos ossos desenvolvidos.

  • Existem contraindicações para se fazer implantes?

    Sim, existem algumas, o uso de remédios para osteoporose chamados bifosfonatos podem gerar vários problemas,  e dentre outras podemos citar: hipertensão descontrolada, diabetes descompensada, presença de lesões na boca que precisem fazer diagnóstico, problemas de coagulação e cicatrização, quimioterapia, dentre outros.

O que de fato é importante quando o assunto é nossa boca e nossa função de mastigar, devemos pensar que a boca é um órgão de mastigação e deve ser vista desta maneira.

Toda falta de dente deve ser vista como uma mutilação exatamente igual a perda de qualquer outra parte do corpo, perder uma perna faz a atividade de andar ficar comprometida, perder uma vista faz o enxergar ficar comprometido e perder um dente faz toda uma digestão ficar comprometida.

 
 
 

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Tem uma bolinha no pé do dente

0

bolinha no pé do dente

As vezes vem a pergunta: o que é isso? Parece que tem uma bolinha no pé do dente. O que pode ter causado isso? É grave? O que devo fazer?

Então aqui vai um post para te ajudar quando este for o seu problema.

Antes de mais nada é bom que você leitor saiba que este post não é para um diagnóstico definitivo, o procedimento correto é buscar um Dentista e fazer uma avaliação correta.

Tem uma regra para qualquer lesão na boca e ela que não pode ser esquecida: toda lesão que não sarou, sozinha, na boca e permanece mais que 15 dias você deve procurar um dentista com urgência.

Voltemos para a bendita bolinha. A primeira vista observe se tem uma lesão em forma arredondada e que tenha um volume, pode até perceber que existe um ponto mais amarelado no centro parecendo uma espinha.

Para que você entenda é mesmo algo parecido com uma espinha, é um pus preso e tentando sair. Sabendo disso você já pode imaginar de onde ele vem. Sim, ele, na maioria das vezes, vem do dente que tem um buraco grande, uma cárie ou até uma doença na gengiva.

Mas e se não tiver nada disso em volta da bolinha? igualmente você deveria procurar um dentista para que ele possa saber a origem. Não negligencie.

Em síntese, saiba que a maioria dos casos parecidos com esse, possuem uma infecção em andamento e esta característica é seu seu organismo se defendendo.

Atualmente a internet tem respostas para tudo, no entanto você deve pensar com a cabeça e procurar um profissional para te ajudar, o Dr. Google não possui instrumentos.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

0

Desde criança nós ouvimos que o uso da água oxigenada serve para uma grande quantidade de terapias. Afinal Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

No tempo dos nossos avós ela era ainda mais popular. Só não se esqueça, ela pode gerar vários problemas.

O uso da água oxigenada na boca está hoje sendo divulgada pelos mais diversos meios de comunicação como se fosse o milagre do século para curar de tudo.

Como cirurgião dentista utilizo a água oxigenada em algumas terapias especificas e com esta publicação vamos falar sobre o assunto.

Agua oxigenada ajuda ou atrapalha H2O2

Entenda o que é

De princípio é importante entender o que é este líquido: a água em seu estado mais comum tem a fórmula de H2O, ou seja, duas moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio e sendo assim conhecida como óxido de hidrogênio.

Quando se fazem as reações químicas corretas adiciona-se mais um oxigênio transformando em um peróxido de hidrogênio, ou seja, fazendo a formula H2O2.

Neste caso, esta segunda molécula de oxigênio não tem uma ligação muito estável e justamente e, por isso, é liberado de maneira fácil.

Agora que você sabe que o oxigênio é liberado rapidamente será mais simples de você entender como funciona.

Uma quantidade grande de reações no nosso corpo utiliza o oxigênio em suas reações e, por esse motivo, pode ser usado de muitas maneiras ativando uma reação rápida das células, em conjunto a esta ativação ainda temos que a presença de oxigênio é capaz de matar alguns tipos de bactérias.

De início esta característica faz parecer que esta substância seja um “milagre’ mas ela possui muitos riscos à saúde, é por este motivo que os profissionais o usam da maneira mais correta possível.

Nunca se esqueça que nunca se deve engolir a água oxigenada!

Não se pode usar água oxigenada diariamente ou periodicamente !

Veja bem leitor que, antes de mais nada,você deve entender que este post não é uma consulta e também não tem o valor de um diagnóstico feito por um profissional.

Apenas citarei alguns dos exemplos mais comuns no consultório e nas duvidas de alguns pacientes.

Cicatrização de feridas bucais

Este é o uso mais comum e realmente ele ajuda na cicatrização de algumas feridas, principalmente aquelas causadas por machucados e pequenas inflamações, em aplicações periódicas e por um certo período de tempo que sempre vão variar de acordo com o tipo da lesão.

Ela também pode ser eficiente em alguns tipos específicos de Aftas, mas, para isso existem também modos e diluições corretos.

Desinfecção da boca

A água oxigenada neste tipo de utilização executa uma antissepsia da boca matando alguns tipos de bactérias e vírus.

Contudo você que está lendo este post deve saber que não se pode usar a água oxigenada periodicamente e nem diariamente e que se você fizer isso corre um risco alto de gerar doenças ( saiba mais)(link para enxaguantes)

Tratamento de doenças gengivais

A principio você deve ter que as doenças gengivais não são só uma ou duas, elas são em grande quantidade.

Para se tratar de modo correto antes de tudo você deve saber que doença gengival você possui e saiba para algumas temos bons resultados

Consulte seu dentista.

Limpeza das escovas de dentes

Entenda que suas escovas de dentes têm que ser limpas periodicamente e para este fim a água oxigenada é bem indicada. Ela faz a desinfecção.

Misture 50 ml de água oxigenada com 50 ml de água mergulhe a escova na solução por alguns minutos.

Cuidado

Não se iluda, quando falarem que ela só tem benefícios, saiba que ela afeta o esmalte dentário, pode causar queimaduras e aumentar a possibilidade de aparecimento de lesões que podem se transformar em câncer.

Não use como bochecho diário, periódico, para clarear os dentes ou como um elemento inofensivo.

A água oxigenada é toxica

A água oxigenada gera a ativação de células e também aumenta a produção de radicais livres podendo gerar processos de inflamação desta maneira aumenta o risco para o câncer

Alguns autores a consideram como substância cancerígena

Por fim, evite a automedicação.

Cuide-se, sua saúde vale mais!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Água oxigenada na boca ajuda ou atrapalha?

Placa para Bruxismo

0

Placa para Bruxismo é um dos sinonimos para:

  • Placa plana
  • Aparelho ou placa relaxante ou placa miorrelaxante
  • Dispositivo ou Placa de proteção contra desgaste dentário
  • Aparelho para proteção de bruxismo
  • Aparelho intraoral de proteção

Primeiramente a placa se define como um dispositivo cobre os dentes de um dos arcos (superior ou inferior) e fica interposto entre eles, deste modo ao fechar a boca o paciente não toca um dente no outro diretamente.

Para que se entenda melhor, este aparelho estando entre os dentes faz uma proteção contra o desgaste, este fato acontece porque a placa tem uma resistência menor que a do dente e quando existir o atrito é ela que vai se desgastar evitando assim que o dente se desgaste.

Um segundo mecanismo é o de distribuir com mais uniformidade as forças que são exercidas pela boca não somente nos casos de ranger mas também de apertar os dentes.

Podemos citar como terceiro mecanismo a ação que ela exerce sobre a musculatura da boca como um todo, de modo que estando os dentes em equilíbrio de forças, os músculos estarão mais relaxados e não em contração constante.

Por exemplo: dizer alguém range os dentes à noite não é um indicativo total de que uma placa resolverá o problema. Avaliar a qualidade do sono é de suma importância.

Todas as placas são iguais?

Não.

Elas terão diferenças de resistência, altura, recobrimento do dente, superfície, lisura, e modo de encontrar os dentes.

Além disso ela será escolhida de acordo com o caso que o dentista tem em seu diagnóstico, aliás, esta é a parte mais importante antes de se iniciar qualquer tratamento.

Portanto, cuidado com as propagandas de placas que servem para todas as pessoas e ajudam em todos os casos vendidas nos mais diversos locais.

Uma correta avaliação das articulações e dos músculos que envolvem a mastigação é de suma importância para se saber exatamente o que se deve tratar e qual tipo de placa é a melhor indicada para cada caso.

Concluindo, procure um Cirurgião dentista para uma correta avaliação esta ação é a mais importante.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

O que você deveria saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica

0

O que você deveria saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica ?

Antes de se realizar uma cirurgia bariátrica, o primeiro profissional a ser consultado é o dentista.

Não adianta passar pela avaliação de nutricionista, assistente social, psicólogo, anestesista e cirurgião antes de saber se a mastigação é eficiente, pois certamente o paciente bariátrico vai precisar ter partículas minúsculas de alimento chegando ao estômago.

A cirurgia bariátrica ou o balão intragástrico não são um passe de mágica, quando um médico competente realiza uma cirurgia com apenas algumas perfurações ou introduz um balão e pronto!, a pessoa perde peso e fica magra.

Você deve estar se perguntando: o que um dentista poderia dizer sobre o que você devia saber antes de fazer uma cirurgia bariátrica?

Apesar de a maioria das pesquisas apontar que as cirurgias bariátricas interferem na saúde bucal, eu venho dizer e esclarecer algo que para mim parece óbvio, mas que em todas as vezes, quando converso sobre o assunto com meus pacientes, ouço a resposta: pensando bem, é verdade!

Como funciona?

Nossa digestão funciona como uma via de mão única onde os alimentos são analisados pelos olhos, cheirados pelo nariz, saboreados pela língua e mastigados (macerados) pelos dentes.

Só depois dessa fase é que chegamos ao estômago, duodeno e intestinos (delgado e grosso).

Cabe a mim tentar fazer com que meus pacientes entendam a importância da função da boca para o bom andamento de todo o sistema digestório, uma vez que ela é a responsável pela digestão mecânica dos alimentos.

Agora você pode estar se perguntando: o que é digestão mecânica? A digestão mecânica é reduzir o tamanho dos alimentos e cobri-los com substâncias digestivas para facilitar o processo químico que virá a seguir.

Sim, o processo que ocorre do estômago para baixo é químico e de absorção. Um defeito no processo mecânico de triturar e reduzir as partículas dos alimentos irá consequentemente dificultar a digestão e, indo além disso, pode sobrecarregar os órgãos operados na bariátrica.

Por exemplo

Um paciente que do lado esquerdo perdeu somente um dente molar. No momento em que um pedaço de carne for mastigado naquele local, ele imediatamente entrará no espaço onde falta o dente e consequentemente será engolido inteiro.

Normalmente engolimos quando os dentes se tocam e, ao chegar à etapa de digestão química, o alimento não será digerido corretamente, fazendo com que o volume do estômago que foi operado aumente, dificultando a absorção pelos intestinos.

O resultado pode ser um dos abaixo, dentre outras possibilidades:

  • Estômago dilatado novamente em pouco tempo.
  • Dificuldades na transição dos alimentos do estômago para o duodeno.
  • Desconforto após as refeições.
  • Má absorção dos nutrientes.
  • Maior possibilidade de dumping.
  • Menor sensação de saciedade.
  • Aumento no acúmulo de gases.
  • Mais necessidade de suplementação.
  • Maior possibilidade de engordar novamente.

Concluindo, inicie seu plano de perda de peso revendo toda a cadeia funcional e fisiológica.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Usar Palito de dente é bom?

0

Usar palito de dente é bom?

Aquela comida ou resíduo preso entre os dentes ou na gengiva incomoda mais que um elefante: nossa língua parece que é chamada a todo momento para procurar aquela coisa imensa que está presa ali. Chega a dar aflição. Pensando nisso é que resolvi escrever sobre esse assunto.

Antes de saber se usar palito de dente é bom ou não, em primeiro lugar devemos definir o que é e para que serve um palito de dente.

Por definição, um palito de dente é uma haste específica para remover detritos e restos de alimentos que ficaram presos entre os dentes, bem diferente daquilo que encontramos no mercado, que leva o nome de palito roliço de madeira, e este não é um “palito de dente”.

Artigos de madeira, feitos de ossos, de metais, bambu, enfeitados com pedras preciosas e até feitos em joalherias são usados para limpar os resíduos nos dentes, desde a pré-história do homem das cavernas, até os dias de hoje, mas estão longe de ser os objetos corretos para se limpar os dentes.

Para se limpar os dentes, a modernidade trouxe a evolução: a escova, o fio dental e principalmente os tratamentos odontológicos modernos com uma maior eficiência para evitar o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes.

Existem “palitos de dente”?

Sim. Entenda bem, existem instrumentos criados e desenvolvidos com a intensão de limpar áreas da boca e que possuem forma parecida com a de um bastão (palito), mas não são definitivamente chamados palitos de dente.

Aqui estão alguns exemplos:

O que pode ser perigoso no uso do palito de dente ou outro instrumento?

Podem ser muitos os perigos que podem acontecer. Aqui alguns dos exemplos mais comuns:

  • quebra de dentes;
  • machucar a gengiva;
  • infecções gengivais;
  • aumento de sangramento gengival;
  • risco de quebrar o palito dentro do dente ou da gengiva;
  • lesões nas bochechas;
  • lesões na língua;
  • arranhamento do esmalte;
  • surgimento, facilitação ou perpetuação das retrações gengivais;
  • risco do surgimento de infecções por usar instrumentos infectados;
  • risco de aspirar o palito e ter problemas sérios

Pode-se usar?

Poder, pode. No entanto, ainda que precise usar uma haste para limpar os dentes ou retirar fragmentos, você deve atentar para isto:

  • ela não substitui a escova ou o fio dental;
  • as pessoas que veem você usando não acham essa prática bonita;
  • seus movimentos devem ser delicados durante o uso;
  • em caso de acidente, procure um profissional o mais rápido possível;
  • saiba que você deve corrigir o problema o quanto antes;
  • evite ao máximo ter que usar.

Definitivamente, entenda que usar palito não é chique, não é bom, mas indica que você deve visitar seu dentista o quanto antes.

Você deve parecer saudável, estar saudável e se manter saudável. Sua saúde também está na sua boca e nos seus hábitos.

Por fim, caso queira saber mais sobre este assunto , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Meu dente do siso está inflamado?

Quando ocorre uma dor intensa na área do último dente, você se pergunta: será que meu dente do siso está inflamado?

Vamos tentar explicar mais esse assunto.

Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que realmente é o dente do siso. Para isso, devemos contar do dente do meio para o dente do fundo e ver se ele é ou está no local do número 8. Se sim, ele é o terceiro molar ou siso.

Em segundo lugar, observe se a área está inchada, avermelhada ou esbranquiçada, para saber se o que causou sua dor é uma gengiva inflamada ou uma área que sofreu algum trauma por mastigação.

Pericoronarite e trauma

Por fim, observe se está saindo pus ou um sangue vermelho vivo.

Se sua resposta for sim para alguma dessas observações, é importante que você procure um dentista para a correta avaliação, porque pode haver uma inflamação que chega a ser grave; é o que chamamos de pericoronarite.

Essa é uma condição com que pouca gente se preocupa, mas pode ser perigoso permanecer com um foco infeccioso nessa região.

Claro que não é somente o dente do siso que inflama na hora de nascer; pode acontecer com outros dentes também.

A dor, quando acontece, pode refletir na cabeça e nos ouvidos, e o inchaço pode aumentar naquela área, sendo às vezes visível até por fora.

Pericoronarite

Em casos muito graves, pode ser necessário drenar o pus pela região de fora da boca e você ficará com uma cicatriz que será bem difícil de desaparecer. Em outros casos, a infecção pode contaminar o sangue e ir para áreas importantes do corpo. Há casos extremos em que o paciente foi a óbito.

O que fazer?

  • Evite usar remédios caseiros, porque muitos deles podem piorar a situação.
  • Bochechos com água morna, colutórios e enxaguantes podem ajudar um pouco depois do diagnóstico correto junto ao seu dentista.
  • Não fique esperando melhorar sozinho.
  • Afaste-se da automedicação.
  • Busque ajuda profissional o mais rápido possível.
Pericoronarite

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

10 alimentos que escurecem os dentes

0

10 alimentos que escurecem os dentes.

A cor dos nossos dentes é realmente muito importante quando se pensa na beleza do sorriso, na estética dental , e na beleza do rosto como um todo. Ela é um dos primeiros fatores a serem observados pelas pessoas que convivem conosco no dia a dia ou esporadicamente.

Portanto se você não está contente com a coloração dos seus dentes, deseja fazer um clareamento ( branqueamento) ou somente deseja saber sobre os 10 alimentos que escurecem os dentes. Aqui relacionamos uma gama de alimentos que podem alterar a cor dos dentes, se consumidos em grande quantidade ou com grande periodicidade.

Estes alimentos também valem para as pessoas que fizeram ou desejam fazer um clareamento dentário porque contribuem para que o branqueamento dure menos tempo.

Entretanto, não colocamos nesta lista o hábito de fumar poque ele é um fator importantíssimo para que os dentes não escureçam. A fumaça que é o produto do fumo fica impregnada na parte externa do dente ( esmalte). Por exemplo : um individuo fumante pode evitar todos estes alimentos que ainda assim terá seus dentes escurecendo cada dia mais. No entanto, se parar de fumar, uma boa limpeza é necessária.

Contudo, vale salientar, que estes 10 alimentos contribuem para o escurecimento mas não são a única causa e, por isso, dizer que não deveríamos consumir este tipo de dieta seria errado. Lembre que o excesso deles é que faz o efeito.

10 alimentos que escurecem os dentes
  • Refrigerantes de cola: Coca Cola, Pepsi Cola, etc.
  • Café: coado, expresso, etc.
  • Vinho tinto: sendo tinto de qualquer tipo de uva
  • Chá verde: Mate, Mate couro, etc.
  • Sucos coloridos,Chá preto, etc.
  • Temperos coloridos: colorau, ketchup, mostarda, etc.
  • Corantes amarelos: curry, etc.
  • Molhos vermelhos: tomate, pimentão, sardela, etc.
  • Beterraba : suco ou natural

Em outras palavras, não é consumindo uma vez ou outra estes tipos de substâncias que fará com que seus dentes ficarão escuros para o resto da vida.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Botox funcional, o que é isso?

Botox funcional? Existe este tipo de tratamento?

O Botox nada mais é do que o nome comercial de uma medicação chamada Toxina Botulínica, aliás este seria o nome correto de se chamar a terapia que se baseia na aplicação desta substância, que hoje anda muito em moda, principalmente pelo uso na estética facial e harmonização orofacial.

Após a aplicação, a ação esperada desse produto é a de fazer com que a fibra muscular pare de se contrair naquele local.

Uma vez que uma pequena área perca a capacidade de se movimentar vai fazer com que determinada força deixe de agir em um local específico onde desejamos diminuir a atuação muscular. Assim, alguns quadros de dores, má postura muscular, problemas de contrações involuntárias e espasmos podem diminuir significativamente ou desaparecer por completo.

Uso de Toxina Botulínica para melhorar funções musculares.

Então, você pode perguntar: e o que é botox funcional?

É o uso da substância para terapias que alteram as funções do sistema tais como: contrações labiais involuntárias, repuxamentos involuntários dos lábios, distopias, alguns casos severos de bruxismo. Estes são alguns dos usos para a toxina para terapias em problemas de função muscular.

Ato de ranger ou apertar os dentes.

Parece óbvio mas existe uma diferença filosófica entre uma abordagem mais focada em problemas funcionais e os tratamentos estéticos no que diz respeito a melhora da saúde do paciente e redução de sintomas, que as vezes são limitantes para o bem-estar.

Vale lembrar que os tratamentos com o uso de toxina botulínica têm um prazo de atuação que varia em alguns meses, de acordo com a aplicação e com o sistema imune do paciente, podendo até ser inefetivo. Poucos são os casos em que se contraindica o uso: gestantes, alérgicos a algum dos componentes do produto e pontos de aplicação onde se encontram infecções.

O tratamento com toxina botulínica tem indicações específicas que por vezes são cobertas pelos convênios de saúde. Felizmente podemos executar esse serviço na cidade de Itu.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Bruxismo, o que é isso?

Bruxismo? o que é isso?

Se alguém te disser que você tem bruxismo ou briquismo, não se assuste. Não tem nada a ver com ser bruxa. O nome tem origem grega βρυγμός [brýkhmós], que significa “ranger os dentes”, pronúncia brucsismo.

Bruxismo

Bruxismo é a ação de ranger ou apertar seus dentes. É uma patologia muito controversa tanto para a medicina quanto para a odontologia. citada 13 vezes na Bíblia Sagrada, conhecida por fazer dores de cabeça, cansaço, desgastes e quebra de dentes e restaurações ainda hoje não se sabe exatamente a cura definitiva ou uma causa específica.

Os fatos que mais estão envolvidos com o aparecimento desse fenômeno são estresse, condições estressantes ou pessoas com uma atividade mental intensa. Mas também se apresenta em um número significativo de pessoas com distúrbios mentais, psiquiátricos, paralisias cerebrais, microcefalias e outras doenças ou síndromes relacionadas ao cérebro.

A odontologia sempre esteve envolvida com o bruxismo e discussões acaloradas quanto ao tratamento e à causa sempre foram pauta entre médicos e dentistas.

Pela lógica os efeitos principais do bruxismo envolvem os dentes, as gengivas, os ossos de sustentação dos dentes e principalmente os músculos da mastigação, sendo assim o dentista normalmente observa os sintomas e executa os tratamentos, mesmo que somente dos sintomas.

Bruxismo 1
Desgaste e fratura de dentes por bruxismo

Bruxismo 2
Desgaste dentário causado por Bruxismo.

Quando se deseja que os efeitos do bruxismo tenham menor grau de destruição, recomenda-se o uso de um aparelho chamado placa miorrelaxante. Essa placa faz uma absorção das forças produzidas pela boca e as distribui de maneira mais uniforme, fazendo com que o prejuízo seja menor no que se refere ao desgaste dos dentes e aos efeitos nocivos que são gerados pelo excesso de força.

Existe hoje uma nova frente de abordagem que faz com a força diminua ao se aplicar toxina botulínica nos músculos em áreas específicas, o que ajuda a reduzir o volume de efeitos ruins. Claro que em crianças esse tratamento não é utilizado; para elas, assim como também para adultos, usam-se medicamentos, suplementos, probióticos e até terapias diferenciadas para diminuir o estresse.

Aqui, em nosso consultório, você não encontrará uma cura definitiva para o bruxismo, mas estamos aptos a lhe oferecer uma gama de tratamentos que possivelmente o ajudarão a reduzir os efeitos.

Este vídeo foi exibido no dia 06 de setembro de 2019.

“Quando temos uma boca que não exerce corretamente sua função é de esperar que o corpo seja assim. Mantenha-se saudável!”

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Meu dente dói quando voo, é normal?

0

Meu dente doi quando voo e normal?

Não! Não é normal, pode ser uma barodontalgia.

Para definir a barodontalgia, deve-se conhecer de onde vem a origem da palavra, desse modo: “baro” = refere-se à pressão, “odonto” = refere-se ao dente e “algia” = dor. Sendo assim, podemos definir barodontalgia como a dor de dente causada por variação de pressão atmosférica. Desse jeito fica mais fácil de entender como a dor aparece.

O fato é que os espaços preenchidos pelo ar sofrem contração ou expansão, de acordo com a pressão externa do ambiente em que a pessoa se encontra.

Dor desse tipo é relatada no mundo todo e pode ser observada em grande número de viajantes de avião, acontecendo principalmente em procedimentos de pouso e decolagem da aeronave, quando a pressão atmosférica tem uma oscilação de grande proporção rapidamente.

Esse fenômeno também se apresenta em mergulhadores pelo mesmo motivo, uma vez que nas profundidades os gases são comprimidos.

Temos também os ouvidos reagindo na situação, causando não somente um desconforto como também dor, e essa dor, dependendo da intensidade, pode dar a uma sensação errada de que a origem é dentária ou na região da boca. Para saber a diferença, só um profissional pode ajudar.

Se você for um candidato a uma profissão que esteja nas alturas ou nas profundidades, saiba que sua saúde bucal deverá não somente estar em dia como também ser tratada com os melhores materiais e técnicas, principalmente porque bolhas podem ser formadas dentro de insumos de baixa qualidade ou em técnicas mal executadas. Nesse caso, o dente pode até chegar ao extremo de quebrar de maneira semelhante a uma explosão.

O diagnóstico é de grande importância para o sucesso do tratamento, sendo as cáries, as restaurações, os cistos e os problemas de canal (endodontia) as ocorrências  mais comuns e que depois de corrigidas normalmente promovem a extinção das dores.

Consultar seu dentista antes de uma viagem é muito importante.

Ser saudável é mais que fazer consultas periódicas: é prevenir todos os dias!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

 

#consultorioodontologicoitu

#dentistaitu

Recomendações ao paciente que usa aparelho móvel

O que você precisa saber

Juntamos algumas das mais importantes recomendações ao paciente que usa aparelho móvel, para que sirvam, não só para aconselhar, mas para guardar e compartilhar sobre o que se pode ou não fazer.

recomendações aparelho móvel
Recomendações ao paciente que usa aparelho móvel
Isso é tudo que devemos saber ?

Este infográfico é um elemento genérico que dá algumas dicas sobre o uso e as advertências no aparelho móvel, porém, cada tratamento é desenvolvido de uma maneira e tem suas devidas recomendações específicas

Os cuidados, limites e demais orientações serão dadas de acordo com a complexidade e da evolução de cada tratamento.

Ser saudável é mais que fazer consultas periódicas: é prevenir todos os dias!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

#consultorioodontologicoitu

#dentistaitu

Qual é o melhor enxaguatório Bucal?

0

Uma das perguntas que mais ouço todos os dias: qual é o melhor enxaguatório bucal?, qual é o melhor produto para os bochechos? Pois é assim que nossos pacientes pedem uma opinião sobre esse tipo produto.

Todo mundo busca uma solução simples para tudo e o enxaguatório bucal parece ser o milagre da higiene bucal, tudo resolvido num passe de mágica. Bocheche diariamente e seus problemas bucais desaparecem: hálito fresco, sorriso radiante, e se prestarmos bem atenção parece que basta bochechar a poção mágica para se transformar na pessoa mais atraente do mundo. Isso nos faz lembrar dos desenhos do Popeye, que se tornava instantaneamente poderoso ao comer espinafre.

A coisa não é bem assim.

Todos os enxaguantes bucais, ou colutórios, independentemente da marca, do preço e até mesmo da presença do álcool, são substâncias que interferem na reprodução das bactérias presentes na boca. (Opa! Sim, alguns contêm álcool, é bom saber.)

Bem, estaria tudo certo se todas as bactérias fossem ruins ou prejudiciais à saúde. Mas convido você a pensar comigo: pães são feitos pela fermentação de bactérias, bolos são feitos por bactérias, vinhos, cervejas, vinagres, queijos, iogurtes e mais uma infinidade incontável de produtos advém da ação de bactérias. Mas, calma!, existem bactérias boas e ruins, e é bom saber disso.

Segundo o professor Consolaro,estima-se que o corpo humano tenha 100 trilhões de bactérias contrastando com 10 trilhões de células. E se o intestino não tivesse bactérias a comida que comemos não seria digerida corretamente e, assim, não absorveríamos substâncias preciosas à nossa sobrevivência e manutenção da nossa saúde geral.

Agora que você sabe que seu organismo precisa, depende, convive e interage com bactérias que fazem bem à saúde, me diga você: o enxaguatório bucal diz qual é o nome da bactéria que ele vai matar? Não, não diz, por que o mecanismo de eliminação não consegue selecionar uma por uma, e a nossa boca é cheia delas e de muitos tipos.

Agora, pensando de novo no nosso intestino,  pergunto: como uma bactéria, das que ajudam o organismo, chegaria ao seu intestino? E eu mesmo respondo: pela boca, pela sua alimentação. Quando tento explicar isso, a maioria das pessoas fica meio perdida. Veja bem, não estou aqui pregando que não se deva usar nenhum enxaguante, que não se devam higienizar alimentos, que se deva comer tudo sem lavar ou qualquer coisa assim.O que quero dizer é que o uso do enxaguatório é que não deve ser constante e diário, mas restrito a tratamentos específicos.

Para limpar a boca e remover bactérias sempre se deve ter como aliados a escova e o fio dental, pois são eles que fazem a remoção física dos microrganismos e restos de comida que ficam presos aos dentes, à bochecha e à língua. O uso dos líquidos para bochechos, no meu modo de ver, deve ser praticado uma vez por semana ou por quinzena, preferencialmente antes de dormir,ou em tratamentos onde o controle bacteriano se faz necessário, porque aqui a conversa passa a ser outra.

E aí vem a bendita resposta à perguntado início: qual é o melhor? Na minha opinião, não há uma marca que seja“melhor” que as outras. No leque das opções, o que se deve levar em conta é o gosto e a adaptação do próprio usuário. Como se diz por aí, fica bem ao gosto do freguês. O que é preciso lembrar, no entanto, é que nunca se deve substituir a escovação ou o uso do fio dental por um líquido milagroso.

Agora, o mais importante deixei para o final: consultas periódicas ao dentista são a melhor forma de prevenção das doenças bucais. Não há fórmula mágica além dessa!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Recomendações ao paciente que usa aparelho fixo

Juntamos algumas das mais importantes recomendações ao paciente que usa aparelho fixo, para que sirvam, não só para aconselhar, mas para guardar e compartilhar sobre o que se deve ou não fazer.

Você pode compartilhar esta imagem caso tenha algum amigo ou conhecido que use aparelho fixo.

Mantenha-se saudável e compartilhe saúde.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Check up fotográfico da boca

Se você faz exames médicos periódicos, então deveria aderir a um check up da boca em seus exames.

É de suma importância que nossa saúde seja avaliada de tempos em tempos, na boca não se pode ser diferente. O ideal é que seja semestralmente e isso se deve ao fato de que as células das mucosas e a evolução de alguns dos problemas bucais mais comuns têm uma evolução rápida.

Hoje em dia temos uma modalidade inovadora que ajuda de sobremaneira a avaliar a saúde bucal onde é utilizada uma câmera fotográfica de alta performance e iluminação própria, que age como uma lupa aumentando a imagem das possíveis lesões presentes na boca.

Como este tipo de exame podemos verificar:

  • Presença de tártaro
  • Cáries
  • Manchas dentárias
  • Lesões de gengiva
  • Pintas ou manchas na mucosa bucal
  • Manchas e lesões na língua
  • Machucados na região das bochechas e embaixo da língua
  • Presença de restos alimentares entre os dentes
  • Áreas onde o paciente não consegue escovar com eficiência
  • Áreas em que as restaurações presente tenham rachaduras o quebras
  • Infiltrações em restaurações antigas
  • Prevenção de lesões cancerígenas
  • Visualização de dentes desgastados por bruxismo ou por função excessiva
  • Avaliar com precisão a evolução de perda de altura gengival
  • Avaliação da profundidade das lesões de cárie
  • Verificar as áreas onde as manhas por uso de cigarros ou outros fumígenos
  • Acompanhar a troca dos dentes em crianças
  • Visualizar o modo com que os dentes estão se encontrando durante a função
  • Medição da quantidade de esmalte ou dentina presente e sua condição em dentes com grande destruição.

Estas e muitas outras funções podem ser constatadas pelo uso de imagens durante o exame bucal periódico.

O maior benefício desse tipo de exame é principalmente a possibilidade de que o paciente visualize, em conjunto com o profissional, todos os problemas presentes em sua boca e ainda podendo pedir essas imagens, que podem ser enviadas por computador ou aplicativos de celular.

Ser saudável depende não só das condições atuais, como também pela prevenção de problemas futuros.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

ATM / DTM Disfunções da Articulação

0

É muito grande o numero de pessoas que busca saber sobre ATM / DTM disfunções da articulção, ou mesmo buscam por problemas no maxilar / maxilares.

Entenda que a disfunção temporomandibular, conhecida como DTM, é um problema que afeta muitas pessoas. Essa condição costuma se manifestar em diferentes formas, como dores de cabeça, dor facial, dificuldade para abrir a boca, ruídos na articulação, entre outros. No entanto, muitas pessoas confundem a DTM com a ATM, que é a região onde ocorrem os movimentos da boca. Por isso, é importante entender a diferença entre essas duas condições.

DTM x ATM: entenda a diferença

A ATM é composta pelos ossos temporal e mandibular e pela articulação que os une. Já a DTM se refere a problemas nessa região, que pode ser causada por diversos fatores, como tensão muscular, problemas articulares, problemas dentários, entre outros.

O diagnóstico da DTM pode ser complexo, pois envolve uma avaliação clínica detalhada, incluindo exames de imagem, como radiografias e ressonâncias magnéticas. Por isso, é importante procurar um dentista especializado em DTM para fazer o diagnóstico correto.

Tratamento da DTM

O tratamento da DTM pode envolver diversas abordagens, como fisioterapia, uso de placas oclusais (relaxantes, reposicionadoras, protetoras) , medicamentos e até mesmo cirurgia em casos mais raros e graves. É importante destacar que cada caso é único e o tratamento deve ser individualizado.

Prevenção da DTM

Para prevenir a DTM, é importante manter uma boa saúde bucal, observando se há o aparecimento de  hábitos como o bruxismo (ranger ou apertar os dentes) e o mascar chiclete, roer unhas, morder os lábios excessivamente.

Além disso, é importante manter uma boa saúde bucal e postura corporal adequadas com alimentação saudável.

Evitar situações de estresse, que podem desencadear tensão muscular na região da ATM.

Conclusão

A DTM é um problema que afeta muitas pessoas e pode causar desconforto e dor. Por isso, é importante entender a diferença entre DTM e ATM, e procurar um profissional especializado para fazer o diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, adotar medidas preventivas pode ajudar a evitar a DTM e garantir uma boa saúde bucal e qualidade de vida.

A saúde bucal é essencial para o bem-estar geral do corpo, por isso é fundamental manter uma rotina de cuidados e prevenção.

Lembre-se sempre de procurar um profissional qualificado para fazer o diagnóstico e tratamento adequados, e adote hábitos saudáveis para evitar problemas como a DTM.

Se precisar de mais informações ou orientações, não hesite em entrar em contato. Estou aqui para ajudá-lo da melhor maneira possível.

Mantenha-se saudável! Uma gota de prevenção evita uma enchente de problemas!

#DTM #ATM #DisfunçãoTemporoMandibular #ArticulaçãoTemporoMandibular #ProblemasATM #ProblemasDTM #DoresOrofaciais #DorDeCabeça #Bruxismo #ApertamentoDental #DesordensTemporomandibulares #SaúdeBucal #Odontologia #Ortodontia #FisioterapiaOrofacial #TerapiaManual #TratamentoDTM #TratamentoATM #BemEstar #QualidadeDeVida

Tem um dente em cima do outro, isso é normal?

0

Tem um dente em cima do outro, isso e normal?

As crianças começam a troca de dentes de leite pelos permanentes perto dos 6 anos de idade e normalmente um dente de leite é substituído por um permanente. Mas nem tudo nessa troca é assim, principalmente pelo fato de que, na região dos molares, os dentes nascem sem que haja um dente de leite no local. Também há dentes que não seguem direitinho a sequência de nascimento/queda. Sendo assim, é comum que dentes de leite e permanentes estejam presentes, juntos, no mesmo lugar.

Em geral, a substituição acontece assim: um dente de leite tem embaixo dele um dentinho permanente que está em processo de crescimento; à medida que ele vai ficando maior, a raiz que segura o dente de leite se absorve, até que o dente de leite perde sustentação, amolece e cai.

O que comumente acontece é que, na gengiva do dentinho de leite, apareça uma pontinha do dente permanente, que pode ser pelo lado de fora ou pelo lado de dentro da boca da criança. A causa mais comum desse evento pode ser o medo de “tirar” o dentinho, porque, para muitas crianças, isso significa perder uma parte do próprio corpo.

Temos também crianças que “herdam” o medo dos pais, mas temos pais que têm medo em lugar dos seus filhos e evitam que eles tenham acesso a consultas com o dentista regularmente.

Tem um dente em cima do outro, o que fazer?

A primeira coisa a fazer é procurar um dentista de confiança em caso de dúvida. Mas, se você é uma pessoa do tipo que resolve tudo, deve observar o quanto o dente de leite está mole, porque, se não estiver bem mole mesmo, certamente extrair em casa causará dor na criança.

Outro fator muito importante, e este só o dentista tem como dizer, é se há espaço suficiente para o dente permanente que estará nascendo, porque em geral ele tem um tamanho maior. Para isso, um ortodontista ou um ortopedista facial pode ser o profissional de escolha para uma consulta.

Tem um dente de leite que não tem o permanente?

Sim, isso acontece e o nome disso é anodontia. Nesses casos, é preciso fazer um diagnóstico correto, para que se possa planejar de forma coerente o que deve ser feito para que a mordida tenha um equilíbrio no desenvolvimento da pessoa.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Facetas cerâmicas e lentes de contato

Lente de contato nos dentes? Isso mesmo?

Você já ouviu falar em lentes de contato para os dentes? Pois é, essa técnica inovadora tem ganhado cada vez mais espaço na odontologia estética, tanto para quem busca renovar o sorriso quanto para quem deseja corrigir imperfeições nos dentes e com o objetivo de melhorar a aparência e corrigir problemas estéticos.

Hoje em dia, muitas pessoas valorizam a imagem e a beleza, e isso inclui um sorriso bonito e saudável. Por isso, a odontologia tem evoluído rapidamente.

As lentes de contato dentais são finas camadas de cerâmica ou resina que são coladas ou colocadas aos dentes naturais, mudando sua forma e cor original. Essa técnica é indicada para quem deseja reformular o sorriso e ter dentes mais bonitos e uniformes.

Essa técnica é muito eficiente para corrigir imperfeições, como manchas, espaços entre os dentes, dentes desalinhados ou quebrados com a ajuda de materiais de alta qualidade que se assemelham muito ao dente natural em textura e forma

Arraste a barra na imagem

Mas não é só isso! A tecnologia tem evoluído bastante nessa área, e hoje em dia é possível planejar todo o tratamento por computador, com imagens em 3D. Isso significa que você pode visualizar como ficará o resultado final antes mesmo de iniciar o tratamento.

Isso é possível graças aos avanços na área da odontologia digital, que permite que o dentista faça um planejamento detalhado do tratamento, considerando o formato, tamanho e cor dos dentes. Assim, é possível obter um resultado mais preciso e natural.

E não para por aí! A técnica das lentes de contato dentárias pode ser combinada com outros procedimentos estéticos, como clareamento dental, para potencializar os resultados.

Facetas cerâmicas e lentes de contato

É importante destacar que esse tipo de tratamento exige habilidade e experiência por parte do dentista e do laboratório de prótese. Por isso, é fundamental escolher um profissional qualificado e com experiência na área.

Existem diversas maneiras de se refazer um sorriso, e é importante que você esteja em sintonia com seu dentista para analisarem os tratamentos e limites possíveis. As coroas cerâmicas, facetas laminadas, laminados cerâmicos, lentes de contato, restaurações resina e facetas em resina são algumas das opções disponíveis.

Então, se você está pensando em renovar o seu sorriso e corrigir possíveis imperfeições nos dentes, as lentes de contato dentárias podem ser uma excelente opção. E o melhor de tudo é que agora é possível planejar todo o tratamento por computador, com imagens em 3D, para garantir um resultado ainda mais preciso e natural. Não perca mais tempo e agende já uma consulta com um dentista especializado em odontologia estética.

Seu sorriso agradece!

Mantenha-se saudável. Uma boca com saúde é um corpo com saúde e beleza!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
 
 
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg
 
 
 

#lentesdecontatodental #sorrisobonito #odontologiaestetica #cuidadoscomosdentes #lentedecontato #facetasceramicas #facetas #estetica #dentes

 

Tártaro na dentadura, isso pode?

0

Dr. Maurício estas coisas presas na dentadura, isso é normal??

Não!

Normal não é, mas é comum.

A maioria das pessoas que usa uma prótese dentária em algum momento pensou que o fato de não ser um dente natural faz com que não se tenha mais nenhum problema com ele ou eles. A verdade é que a maioria das próteses, independente do tamanho e quantidade de dentes acaba por ter problemas semelhantes aos dos dentes e quando se fala de tártaro é a mesma coisa.

O tártaro por essência é o acúmulo de cálcio sobre um resíduo de bactérias que permaneceu em um determinado local da boca. Este cálcio é presente na saliva e algumas pessoas têm mais ou menos dele. Sendo assim as próteses acumulam tártaro e devem ser limpas profissionalmente e periodicamente e igualzinho nos dentes isso oferece riscos a saúde do corpo como um todo.

Importante é manter-se saudável!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Bitcoin e moedas digitais para tratamento de dentes?

0

Bitcoin e moedas digitais para tratamento de dentes?

No mundo de hoje a velocidade e a dinâmica das relações comerciais e de serviços têm colocado à disposição das pessoas as mais diversas formas de se pagar por aquilo que consumimos.

A tecnologia utiliza ferramentas que vão sempre mudando de acordo com as necessidades das pessoas e as criptomoedas (criptodinheiro) já são uma realidade incontestável tanto no mundo virtual quanto no mundo real. Algumas delas são mais populares e o Bitcoin até está presente na bolsa de valores de Chicago.

Nosso consultório acredita que o avanço tecnológico é uma realidade e seguir em acordo com a inovação seja muito importante, sendo assim, somos o primeiro estabelecimento odontológico que aceita bitcoins e algumas outras moedas eletrônicas para pagamento de toda a nossa gama de serviços odontológicos.

Bitcoin e moedas digitais para tratamento de dentes?

Dentre os nossos serviços, você que possui criptomoedas, pode escolher e executar os mais diversos tratamentos e pagar com elas.

Podemos também receber via celular, pagamento digital, transferência digital por QR code dentre outros.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Ronco e Apneia X Odontologia

0

Ronco-e-apneia-x-odontologia

Quantas pessoas você conhece, que roncam?

Muitas. Será sua resposta.

Ronco e a apneia noturna são problemas comuns nas nossas vidas e causa prejuízos de muitas maneiras, tanto para pessoa que ronca quanto às pessoas que convivem com ela. A odontologia está muito presente no tratamento destes pacientes.

Ao roncador, as noites mal descansadas;  às pessoas que não querem ficar por perto enquanto ele dorme, sem falar nas brincadeiras de mal gosto, etc., às pessoas que convivem com o ruído que tanto incomoda, o sono leve, o cansaço pela manhã e uma incontável série de problemas.

ronco-e-apneia-x-odontologia

Basicamente o ronco é o resultado sonoro da passagem do ar durante a respiração, causando a vibração de uma ou mais estruturas respiratórias que se relaxam durante o sono.

Em muitos casos temos pessoas que, em conjunto ou não com o ronco, têm um problema chamado Apneia noturna, que é uma enfermidade, onde um paciente, pára de respirar por um determinado espaço de tempo. Este  episódio pode ocorrer uma ou em várias ocasiões durante a noite, afetando, assim, a qualidade do sono e de vida do indivíduo.

O corpo humano tem seu funcionamento interligado, motivo pelo qual o mal desempenho de um determinado setor ou órgão, pode desencadear uma série de outras desarmonias, as quais, ao final são capazes de produzir um resultado de natureza  mais séria.

Precisamos de um tempo diário de descanso, para o organismo se recompor e reestruturar-se,i isso varia um pouco de um indivíduo para outro. A quantidade e a qualidade deste período de repouso faz toda a diferença. Quando isso não acontece pesquisas apontam para a ocorrência de fatos indesejáveis, tais como: envelhecimento precoce, perda ou diminuição de rendimento no trabalho, interferências na memória, atenção reduzida, menor rendimento escolar, maior tendência às enfermidades, irritabilidade, aumento de acidentes domésticos, aumento do numero de acidentes com veículos e uma infinidade de outros acontecimentos não muito agradáveis, incluindo-se, entre eles, até mesmo uma diminuição período de vida.

Hoje em dia temos algumas empresas que se preocupam tomando medidas visando a prevenção de acidentes de trânsito junto aos seus motoristas, dedicando atenção especial  e tratamento aos casos de má qualidade de sono. Sabemos que alguns fatores como obesidade, álcool e drogas podem favorecer o aparecimento ou a perpetuação do distúrbio.

Grande quantidade de profissionais, instituições e empresas de maior porte, têm se empenhado em encontrar uma solução definitiva para  este problema, todavia ainda temos um longo caminho a percorrer até que se chegue a uma solução. Atualmente temos alcançado um bom avanço na área, permitindo com que possamos, no mínimo, proporcionar melhoras e conforto aos pacientes.

O correto diagnóstico envolve alguns profissionais de saúde interligados e exames complexos que sinalizam onde estará a possível causa e o melhor caminho para o tratamento.

O Otorrinolaringologista é o primeiro profissional de escolha para o início de um correto diagnóstico. Ele direcionará o tratamento de acordo com o distúrbio encontrado. Somente depois de uma correta identificação do problema é que se torna possível o encaminhamento a outro profissional de saúde.

A Odontologia consegue, com alguns aparelhos, o melhoramento da passagem do ar nas vias respiratórias durante o sono, na maioria dos casos estes aparelhos são removíveis e podem ser usados em diferentes idades e inclusive a pacientes desprovidas de dentes. Para isso é feita inicialmente uma avaliação odontológica quanto a condição das estruturas bucais ( dentes, músculos, mucosa, língua, etc) para função respiratória no sono e em conjunto com a avaliação médica quanto a gravidade do caso pode-se traçar um plano de tratamento adequado a cada caso.

Manter-se saudável e prevenir o aparecimento de doenças sempre será muito melhor que tratá-las.

Mantenha sua saúde bucal em dia! Visite sempre seu dentista!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Ronco e Apneia X Odontologia

Piercing é perigoso?

0

Piercing é perigoso?

Observe esta imagem

 

Piercing_lingual
Piercinga na lingua com lesão

 Os Piercings na língua têm sido cada vez mais comuns nos dias de hoje. Usado como adorno, enfeite, como uma conotação sexual ou mesmo por moda. Verdade é, que os piercings são uma moda mundial que pegou e é coisa comum ver uma ou outra pessoa com perfurações nas mais diversas áreas do corpo.

Geralmente essas peças são metálicas (aço, ouro, titânio ou outro metal) ou plásticos que são colocados sob perfuração nas mais diversas áreas do corpo. Comumente presente em narizes, lábios, línguas, bochechas, umbigos, mamilos, sombrancelhas, orelhas e outros.

Muitos profissionais da área de colocação e os incentivadores do uso podem não estar muito bem sintonizados com o risco a que se submetem quando os colocam em determinadas áreas sem dizer se isso é ou não perigoso. Se multiplicam os sites e orientações para a obtenção de melhores resultados pós operatórios mas vale lembrar que a colocação de um piercing é uma cirurgia e deve seguir os mesmos critérios de planejamento, execução e acompanhamento.

O Piercing na língua, vai ser nossa pauta neste momento e as outras áreas de colocação podem obedecer a muitos dos critérios que colocarei em questão.

A Língua é considerada o músculo mais forte do corpo humano, por ter o maior numero de fibras por espaço, tendo estas fibras dispostas em diversas as direções, e por isso é capaz de movimentos tão complexos e elaborados utilizando muitas inervações e irrigada por inúmeros vasos sanguíneos. Ela está ativa na maioria do tempo e nem notamos. Engolimos em média 2000 vezes ao dia, Respiramos em média 4 vezes por minuto e o ar passa justamente na parte posterior da língua, comemos e bebemos passando por ela, nos comunicamos a usando o tempo todo e até quando dormimos que quando sua função se altera, durante o sono, gera ronco. Pensando desta maneira temos que a língua está ativa praticamente durante todo o nosso dia.

Todas as vezes que temos alguma parte do nosso corpo que se submete a um atrito constante a pele deste lugar também se troca muito mais rápido do que onde não temos tanta atividade, como por exemplo nas mãos onde estamos descamando a pele o tempo todo, por atrito. Na boca isso não é diferente, apesar da boca ser uma mucosa ( pele que permanece molhada) esse processo acontece da mesma maneira e acontecendo algum tipo de alteração ela vai acontecer mais rapidamente justamente por esses motivos. Isso sem contar que sua boca como a de qualquer ser humano é rica em bactérias e detritos e estes podem fazer com que infecções graves ou não, circulem pela corrente sanguínea e afetem órgãos distantes como o coração, por exemplo, causando endocardites ou em outros órgãos disseminando a infecção.

Temos também uma outra preocupação quanto ao movimento, que faz com que o “Céu da Boca” também fique sujeito a problemas por receber batidas sem parar alterando assim os ossos da maxila podendo levar a danos irreversíveis.

Voltemos a nossa fotografia, você consegue ver a alteração?Você seria capaz de ver uma lesão como esta numa rápida olhada na boca de alguém? Você vê que entre o piercing e a língua tem alguma coisa que não parece normal? Você sabe dizer o que é isso?

 Esta lesão se chama Granuloma e sob alguns estímulos como álcool e fumo pode se transformar em um câncer, neste caso foi removido o piercing imediatamente, feita uma cirurgia na língua para retirar a lesão, executada uma biópsia e o paciente terá que ser feito um acompanhamento por alguns anos para ver se a lesão volta a aparecer ou não. 

Como exemplo coloco este caso onde todas as fotos pertencem ao mesmo paciente:

 

 

Estas foto ilustram o piercing causando lesão na lingua e no Céu da Boca ( Palato) e dentes quebrados.

Do mesmo modo temos casos onde a lesão fica irreversível, o que é o caso dos piercings na bochecha e também no lábio inferior, como nas fotos a seguir:

 

Note que as cicatrizes são permanentes .

Exitem também os casos mais ousados onde as pessoas colocam piercings na úvula como o caso apresentado no site:

Profissionais como Médicos, Fonoaudiologos, Nutricionistas bem como nós Dentistas, não incentivam o uso destes piercings em áreas de grande atrito.

A utilização de objetos na língua e bochechas é um risco muito grande a sua saúde e ao seu bem estar e uma vez que você já o tenha, consulte seu Dentista peridiocamente.

      Agora eu te pergunto, piercing é perigoso?

 

fonte da imagem : http://fauquierent.blogspot.com.br/2013/02/uvula-piercing.html

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Recepção

0
Recepção
Recepção

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Comer rápido e de boca aberta

0

Comer rápido e de boca aberta.

Comer é uma dádiva.

Regras e mais regras sempre foram ditadas de como devemos nos portar à mesa, uma das mais comuns é a de comer de boca fechada. É muito desagradável ver a comida na boca de alguém, movendo-se de um lado para o outro durante a mastigação. Existem pessoas que se comparam a animais durante suas refeições.

O que não se leva em conta é o porquê a pessoa procede daquela forma naquela situação. O que acontece em muitos casos é que quando se tem uma respiração unicamente bucal, o nariz não consegue manter um fluxo de ar adequado, forçando a abertura da boca, o que igualmente ocorre em situações problemáticas como distúrbios de adenóide e rinite.

Correto seria obrigar a criança ou o adulto a selar os lábios, mas esta pessoa deve comer ou respirar? Os dois são necessários. Neste caso a boca vai ficar aberta enquanto se alimenta, sem a menor dúvida.

O ato de se comer rápido acaba por ser complemento de quem come de boca aberta, não só pela pressa em respirar e manter o fôlego, como também porque hoje ingerimos alimentos mais moles e processados e o sistema bucal segue uma sequência lógica, que acontece da seguinte maneira: Depois do alimento ter sido visto e cheirado, ele é colocado na boca, onde o gosto inicial sentido pela língua faz toda a diferença. Em sequência, a língua joga este alimento sobre a superfície dos dentes e inicia-se a mastigação.Enquanto o cérebro interpreta que existe alguma coisa mastigável entre os dentes, ele mantém a mastigação, entretanto, quando a interpretação do cérebro conclui que os dentes estão se tocando, é desencadeado o ato de engolir. Trocando em miúdos, quando se encosta dente com dente o cérebro normalmente manda engolir.

Concluindo: A pessoa que mastiga de boca aberta e come depressa,pode ter motivos fisiológicos ou patológicos para isso, entretanto, os alimentos industrializados e a vida estressante acabam por contribuir ou piorar alguma coisa que usualmente já acontece.

Uma respiração correta somada a uma mastigação funcional, além de sentar-se à mesa sem pressa, são os melhores meios de se iniciar um processo de boa educação naquele local e momento, além de fator de grande importância para gozar de boa saúde e bem estar.

Mantenha-se saudável. Uma boca com saúde é um corpo com saúde e beleza!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Sorriso perfeito – Tecnologia Estética

Sorriso perfeito – Tecnologia Estética

Onde estão as novas tecnologias estéticas?

As novas ideias estão vinculadas às melhorias estéticas, mais ou menos assim: qual é a cor que melhor seria para o seu caso? Qual forma de dente estaria mais harmônica com seu rosto? Que tamanho deveriam ter seus dentes para combinar com seus lábios? Que altura deve ser seu sorriso para que não fique desproporcional?

Tudo isso merece uma avaliação criteriosa e exame de viabilidade para que a indicação esteja correta.

Existem, e sempre vão existir tratamentos que podem e que devem ser realizados, bem como outros, que apesar de indicados não se tem parâmetro para sua execução. Do mesmo modo, existem aqueles que têm indicação, mas outras impossibilidades, por sua natureza, intransponíveis, nos fazem desistir.

Os materiais mais usados são as substâncias para clareamento, resinas (materiais da cor dos dentes), cerâmicas, implantes

A perfeição ou a harmonia?

Importante, quando se busca a perfeição em um sorriso, é entender que esta desejada perfeição nos dentes, nunca é de forma linear, como na de um automóvel, prédio ou barco. Nos dentes, as pequenas imperfeições do esmalte, as pequenas variações de cor, e também pequenas diferenças na forma, entre outros exemplos, fazem a beleza. Ninguém possui a mão esquerda igual à direita, nem a perna esquerda será igual à direita, tampouco as unhas dos dedos terão mesma forma e/ou tamanho.

O que se deve levar em conta em fatores estéticos, é a harmonia como um todo, e sem dúvida, encontraremos ou nos aproximaremos da perfeição.

MVC-003F sorriso_3

Sorriso perfeito – Tecnologia Estética

Faça de seu sorriso o seu cartão de visitas!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Estética Dental

0

boca004

O que é estética dental?

A estética dental, em resumo, é a beleza do dente, e o dentista exerce papel importante  nesta área, considerando que todo procedimento destinado a adicionar, aumentar ou restituir a beleza do(s) dente(s) é considerado um trabalho em Estética Dental.

Por muitas vezes vinculamos a ideia de estética dental, à restauração de algum dente, mas atualmente considera-se que a estética dental é mais global que considerar um ou dois dentes e sim uma visão mais globalizada da interação entre a face e os dentes como um todo.

Em busca da beleza, os pacientes têm o seu desejo e elaboram um padrão individual , que por muitas vezes, dentes, sem nenhum tipo de tratamento, são submetidos a intervenções, para melhorar a sua forma, cor, brilho, reflexão, proporção, aumentando, assim, sua beleza geral no sorriso como um todo.

Por que procurar?

A pergunta que mais se aproxima da necessidade de tratamento é:

“você está satisfeito com seu sorriso?”

Caso sua resposta seja não, um profissional deve ser consultado. 

Existem pessoas que todos nós sabemos  precisar mais de ajuda que outras por ter um sorriso nada bonito e se junto a este fator  a satisfação e a auto estima estiverem em baixas é importante apressar esta consulta.

Algumas situações simples como conversar, gargalhar, bocejar, comer podem ser muito constrangedoras para uma quantidade de pessoas, porque elas têm vergonha de si próprias e suas bocas. A verdade é que a boca faz mesmo uma grande diferença na vida e na aceitação social de qualquer um de nós.

Melhorar ou modificar isso é muito importante.

Quais são os principais tratamentos?

Existem muitos e diversificados tratamentos estéticos em Odontologia, aliás, a ciência hoje, tem como seus principais apelos, harmonia, a proporção, a função e a beleza.

Dentre os principais requisitados, estão os clareamentos dentários, as facetas laminadas, restaurações estéticas nos dentes, mudança em forma, tamanho  e cores, restaurações da parte posterior da mesma cor dos dentes (não mais de metálicas), colocação de aparelhos, dentre outros.

O que desejar?

O ideal de um sorriso é ele possuir harmonia  com o rosto e a personalidade de cada paciente obedecendo tamanho, cor e forma  ajustados aos padrões de beleza desejados pelo paciente, de modo que a beleza seja como a da natureza e que também pareça natural à primeira vista.

Existe uma expressão popular que diz: “Cuidado com o que você deseja”.

O paciente deve estar ciente e ter conhecimento dos riscos e resultados oferecidos pelo tratamento desejado, para não ter problemas posteriormente.

É grande o número de pessoas que procura clareamento dentário, apesar de seus dentes já terem atingido o patamar máximo de cor aceitável  nas possibilidades de cores existentes para restaurações . Se este paciente quebrar o dente depois de ultrapassar a escala, o resultado será o de não haver material restaurador capaz de copiar a cor que o dente dele tem, e assim por diante.

A pessoa deve ter em mente o tratamento desejado e consultar o dentista da viabilidade e necessidade de executar.

Ter um belo sorriso é de grande importância. Mantenha-se saudável!!!!

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Consultório Dra. Luciana Bernardes

0

Consultório Dra Luciana V F Bernardes

Ambiente – Consultório Dra. Luciana Vilela Freire Bernardes.

Manter a saúde bucal é tão importante quanto manter a saúde e a higiene do resto do corpo.

Mantenha sua saúde em dia. Ela é seu maior bem!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.09.jpeg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-06-08-at-19.43.08.jpeg

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Consultório Dr. Mauricio Bernardes

0
Ambiente - Consultório Dr. Mauricio Bernardes
Ambiente – Consultório Dr. Mauricio Bernardes
Ambiente - Consultório Dr. Mauricio Bernardes
Ambiente – Consultório Dr. Mauricio Bernardes

Sensibilidade Dentária

0

No decurso desta semana, o site do Conselho Regional de Odontologia chamou a atenção para um problema bucal digno de nota e muito comentado em propagandas e anúncios,  Sensibilidade Dentária.

Esta enfermidade pode ser chamada também de Sensibilidade Dentinária ou sensibilidade de colo dentário, podendo se até apelidada de “dor no pé do dente”, como alguns pacientes falam.

O que acontece?

Explicando para esclarecer: basicamente o dente se divide em três partes: Esmalte, Dentina e Polpa, sendo o Esmalte a camada mais dura e mais externa, a Dentina que vem logo abaixo dela, e a Polpa, também conhecida como nervo, sendo esta a mais interna. (fig.1)

dente

 Descrevendo de dentro para fora, a Polpa seria a responsável pela sensibilidade do dente, informando ao cérebro sobre todos os problemas que ocorram nos dentes internamente.

 Vale lembrar que a boca possui uma imensa quantidade de nervos nas áreas ao redor dos dentes. Estes nervos é que são os verdadeiros responsáveis pela grande quantidade de sensações bucais.

Protegendo toda a parte externa da polpa, encontramos a Dentina, formada por uma estrutura que é microscópica e totalmente perfurada, possuindo pequenos orifícios denominados canais ou canalículos. ( fig 2) Estes é que são os principais responsáveis pela sensibilidade nos dentes, em muitas diversas situações.

Aqui vamos descrever somente a sensibilidade dentária ao frio e à presença de alguns alimentos específicos.

canais_dentinarios_foto_microscopioO que acontece fisicamente é que a presença de frio ou outro estímulo alimentar faz com que a substância que está presente dentro destes canalículos altere sua conformação e levem esta alteração diretamente ao nervo, e este ao cérebro.

 Causas

As principais causas para a sensibilidade surgem pela exposição da Dentina sem a devida proteção do Esmalte, da Gengiva/Osso. A primeira ocorre quando o esmalte perde sua espessura por desgaste, abrasão ou corrosão, e isto acontece quando o esmalte perde suas partículas e isto pode ocorrer por excesso de força na mastigação, nas pessoas que rangem ou apertam dentes, escovação com muita força, com, e/ou uso de escovas duras, utilização de materiais duros em contato com os dentes, cremes dentais abrasivos, alimentação ácida, refluxo do estômago e outros fatores que causem a diminuição da espessura do esmalte. A segunda principal causa é a perda de suporte do dente, onde o osso que o sustenta diminui em sua altura, fazendo com que a gengiva também diminua de tamanho. Com isso, a dentina da raiz fica exposta, e como não possui a mesma resistência do esmalte, ela se desgasta expondo os canais sensíveis.

A dor que ocorre com o estímulo é muito forte e traumática As pessoas que passam por ela sempre a conservam em suas memórias, até mesmo por que, na presença da dor, a face muda, os olhos se fecham e a sensação de dor fica visível até para quem está por perto.

Muitos dos pacientes passam a eliminar tudo aquilo comem ou bebem e causam dor; motivo pelo qual, deixam de realizar atos/ações que lhes dão prazer, como por exemplo, ingerir um copo de cerveja gelada ou saborear um docinho qualquer após o almoço.

Como se pode tratar?

Quando um Odontólogo elabora um tratamento para sensibilidade dentária, deve observar e diagnosticar a causa, não se limitando somente aos sintomas de dor.

Os diversos tratamentos que envolvem esta postura têm maior possibilidade de sucesso, porém os mais usados envolvem a aplicação de Laser, emprego de cremes dentais específicos para sensibilidade, tratamentos gengivais, restaurações nos dentes sensíveis, regularização da alimentação e hábitos, utilização correta das técnicas de escovação dental com escovas corretas, entre outros, que dependem do diagnóstico correto da(s) causa(s).

As consultas ao Dentista se fazem cada vez mais necessárias para prevenir e tratar os problemas bucais. É necessário todo o cuidado, evitando o auto diagnóstico ou a automedicação, uma vez que, se as causas não forem corretamente avaliadas, a sensibilidade permanecerá, tendendo a aumentar.

Mantenha sua saúde bucal em dia! Visite sempre seu dentista!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.

Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Aparelhos

0

Aparelhos:

Dentre os  serviços que prestamos a nossos pacientes podemos destacar o de Ortodontia/ Ortopedia.          Definimos como Ortodontia os movimentos dentários em que a força é exercida sobre o dente e como Ortopedia Funcional dos Maxilares quando as forças são aplicadas aos ossos,  nos dias de hoje já se sabe que as duas são especialidades irmãs e atuam em conjunto para movimentar todo o sistema bucal com o objetivo de obter  uma melhor função e estética. Exemplificarei figurativamente algumas das principais abordagens:

Aparelhos moveis destinados a movimentar principalmente os ossos agindo com expansão ( aumento) nos diversos sentidos que se desejar bem como fazendo movimentos ou segurando os dentes na mesma posição.

hawley_1

aparelho movel1

Aparelhos fixos são aqueles que são fixados aos dentes e estes podendo ser metálicos ou “transparentes” estes últimos podem ser de material resinso ou cerâmicos.

aparelho_5_1

 Aparelho Fixo metálico

aparelho fixo1

aparelho fixo 2

aparelho_resina

aparelho_esteticoAparelho Fixo estético cerâmico

Dentre os aparelhos fixos exemplifico aqui uma série de brackets divertidos para os dentes anteriores usados principalmente por jovens onde a forma é bem mais devertida que a dos comuns.

wild_smiles

Aparelhos invisíveis são usados principalmente em casos de complexidade relativamente baixa e está indicado a pessoas que não podem utilizar aparelhos aparentes.

aparelho_incolor_4aparelho_incolor_2

aparelho_incolor_3

Sistema Trainer:

    sistema_trainer         sistema_trainer_4  sistema_trainer_3

training2

 

Sua saúde bucal e a beleza do seu sorriso contribuem um com o outro!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Odontologia Pré Nupcial

0

     Inspirado na experiência européia decidi aderir a Odontologia Pré Nupcial. Eu bem poderia chamar também como uma odontologia pré evento, este nome também me parece bem coerente.

    Esta é uma nova abordagem na prestação do serviço dentário destinada às pessoas que irão se casar, tal  como todos os exames médicos feitos pelos noivos antes de se casarem os exames odontológicos são importantes para a prevenção da transmissão de doenças e preservação da saúde assim como corrigir problemas estéticos indesejáveis ou melhorar as condições do sorriso.

casamento

  

Todas as situações que são memoráveis no decorrer da vida merecem atenção, pensando nisso desenvolvemos um serviço direcionado para festividades e comemorações.

   Durante as preparações  para a festividade do  casamento existe toda uma quantidade de elementos  para se organizar  e o sorriso e a saúde bucal não devem ser deixadas de lado ou esquecidas.

  Imagine algumas situações onde só um photoshop bem feito poderia te ajudar nas fotos,  tais como:  dentes quebrados, falta de dentes no sorriso, próteses caindo durante a cerimonia, dentaduras se soltando na hora do bolo. Dá até para sentir um arrepio quando imaginamos que poderíamos estar em uma situação como esta. Nestes casos  onde a odontologia pode ser útil é que queremos lembrar o quanto é importante uma consulta rápida ao dentista para verificar se está mesmo tudo nos conformes.

Temos também uma abordagem direcionada a pacientes que estejam prestes a estarem presentes a festas e acontecimentos  tais como casamentos, formaturas, noivados, casamentos, fotografias para concursos de modelo e etc.,  onde os tratamentos estéticos, os clareamentos e limpezas são os mais procurados. 

formatura

Uma imagem saudável demanda um corpo saudável. 

Mantenha-se saudável. Uma boca com saúde é um corpo com saúde e beleza!

Caso tenha mais dúvidas sobre este assunto entre em contato nos mandando uma mensagem

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Mau hálito – Halitose

Mau Hálito – Halitose

Boca fedida, bafão, não importa qual denominação lhe seja dada, o mau hálito – Halitose, é muito comum, e se caracteriza pela saída de odores desagradáveis pela boca.

Algumas vezes passa despercebida por quem a possui, porém, quem está por perto e/ou convive com a pessoa portadora jamais se esquece.

No entanto, estima-se que o mau hálito – halitose atinja 30% da população abaixo de 50 anos e de 50 a 60 % da população, em geral.

É assim desde muito tempo e foi mesmo citada desde as primeiras publicações ou livros tais com: o Velho Testamento ou pelo Talmud judaico, onde, alguém poderia ser seriamente penalizado por ter odores bucais. Por exemplo ter seu casamento rompido.

Para esclarecer, a Halitose ocorre em função de muitos fatores, que muitas vezes podem acontecer isoladamente ou em conjunto.

Quais as causas?

As principais causas do mau hálito podem ser:

  • Problemas bucais.(Gengivite, periodontite, cáries, má higiene, falta de escovação da língua, doença infecto contagiosa, alterações na saliva, etc.) .
  • Problemas com o fluxo de saliva (boca seca)
  • Problemas digestivos.(úlcera ou gastrite estomacal, refluxo, bulimia, constipação intestinal,etc.)
  • Problemas respiratórios. (infecções, esofagite, sinusite, amigdalite, pneumonia, problemas nasais, etc.)
  • Doenças do metabolismo. (diabetes, desidratação, insuficiência renal, etc.)
  • Uso de medicamentos. (medicamentos que exalam cheiros)
  • Alimentos que possuem odor forte. (cebola, alho, etc.)
  • Fumo, uso de drogas e bebidas alcoólicas.
  • Estresse.

Como tratar?

Em primeiro lugar o correto diagnóstico é tão importante quanto o protocolo de tratamento, ele direcionará às mais diversas áreas da saúde que envolvam o problema, tais como:  dentistas, médicos, nutricionistas, fisiologistas, etc.

Hoje existem aparelhos que fazem a Halimetria, (medem a Halitose patológica),diagnosticando e controlando o tratamento.

Halímetro portátil

É muito conveniente prevenir o aparecimento da halitose, levando uma vida saudável, certamente a higiene em dia, bem como as consultas periódicas ao seu médico e dentista certamente te ajudarão.

halitose

Concluindo, se você tem mau hálito – halitose, deve procurar seu dentista o mais rápido possível para que seja feito um tratamento correto.

Por fim, ser saudável faz parte de um conjunto de ações saudáveis!! seja saudável!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Mau Hálito

0
O mau hálito é uma característica que aflige quem tem, constrange quem sabe, incomoda quem sente. Qual de nós não conhece ou sabe de uma pessoa que tem mau hálito?
 
A maioria de nós temos um caso pra contar sobre este assunto, que podem ser de separação de casamentos, inimizades, namoros rompidos, empregos perdidos, inimizade, afastamento, nojo, preconceito entre e muitos mais.
 
Consequentemente a pessoa que possui mau hálito ou Halitose, por muitas vezes, não sabe que o tem, desta maneira torna ainda mais complicado a solução do problema, por que é ainda pior dizer a algum amigo que ele tem um hálito que não agrada e que precisa procurar ajuda e tratamento.
 
Para situações como essa lança-se mão de um aparelho que auxilia o dentista a diagnosticar e tratar os casos de halitose.
 
Ele faz uma medição do índice de substâncias que podem causar o mau cheiro bucal e desta maneira faz com que o diagnóstico e o tratamento sejam melhor administrados.
 
 
 
halitose
 
Certamente nosso consultório está apto a prestar serviços nesta área e estaremos à sua disposição.
 
Talvez você queira saber mais sobre este assunto. clique neste link
 
 
 
 
 

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Doença do Beijo

0
Doença do Beijo

Doença do Beijo

Poeticamente, o Beijo é um dos ápices da relação afetiva humana, mas nem tudo é seguro nesta forma de carinho e afetividade.

A Mononucleose Infecciosa é uma contaminação por um vírus chamado  Epstein-Barr, que pertence à família dos Vírus do Herpes (Herpesvirus).

Conhecida comumente como  Doença do Beijo por sua forma de transmissão, a enfermidade tem chamado a atenção dos profissionais da área da saúde pela grande quantidade de pessoas que tem afetado. 

Vale lembrar que temos na atualidade o artista Justin Bieber que além da doença de Lyme possui mononucleose.

Pelo fato de se disseminar pela troca de secreções e pela saliva, tem um território de fácil acesso junto aos jovens, que atualmente praticam o ato de beijar de forma muito freqüente, trocando de parceiros por mais de uma dezena de vezes a cada noite ou festa.

Portanto facilitando em muito a reprodução e propagação do vírus, atingindo várias pessoas em um só evento.

Se pensarmos em casos extremos, poderemos imaginar quantas pessoas seriam contaminadas por um (a) jovem infectado (a) que dissesse, ter beijado uma centena de pessoas em uma só balada. O número de infectados passaria da casa dos milhares se acontecesse um outro Beijo com uma outra pessoa diferente.

Incentivados pela música e pelo calor da situação falam com orgulho dessa troca de beijos, claro antes de saber dos riscos que correram.

Como são as características?

Em síntese as características da Doença são facilmente confundíveis e seus sintomas podem ser fortes ou enfraquecidos (agudos ou crônicos), mas sempre determinados pela capacidade de proteção do sistema imunológico do contaminado.

Entre os sinais e sintomas mais comuns podemos citar:

  •  Tonsilite : inflamação na área da Garganta;
  •  Aumento de gânglios ( ínguas);
  •  Mal estar;
  • Dores de cabeça.

É importante informar além disso que as evoluções menos desejáveis da doença, tais como:

  •  Encefalites;
  •  Meningites;
  • Pericardites ;
  • Síndrome da fadiga crônica;
  • Hepatite moderada ;
  • Mononucleose Crônica.

Digno de nota é o fato de que este vírus pode também estar envolvido na Síndrome de Bell ( Angelina Jolie) Neste mês (dez /2022) a cantora Anitta também foi diagnosticada com o v´rus.

São muito raros os casos de morte mas, em pessoas onde o vírus encontra um sistema imune de baixa resposta, o tratamento se baseia no uso de medicamentos antivirais,e,em pessoas imunodeprimidas pode-se ter uma evolução para lesões cancerosas,onde há tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Ultimamente o vírus Epistein Barr também tem sido relacionado a Esclerose Múltipla, porém a exata relação entre as doenças ainda demanda mais estudos

Supostamente uma grande quantidade de pessoas teve contato com o vírus e o sistema imune determina a gravidade que poderá atingir a doença em cada infectado. Geralmente as pessoas manifestam o problema em uma condição pouco detectável, mas vale ressaltar que não existe CURA ou VACINA pelo fato de que o vírus fica alojado dentro da célula.

Para que seja feito o diagnóstico, além de um exame clínico realizado por médico ou dentista, é necessário um exame de sangue.

Concluindo, beijar faz muito bem a sua saúde, portanto, o cuidado consigo é importante acima de tudo.

Manter sua saúde é um conjunto de hábitos, por isso, mantenha-se saudável.

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Piercing dental

0

Piercing Dental

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img_5647-1-3.jpg
Piercing dental

A boca, por si, já chama a atenção mas existem pessoas que desejam que essa atenção seja maior.

Para isso usam nos dentes um artifício que possua brilho, fazendo assim com que o sorriso fique em evidência.

Considerado por alguns como estilo de vida e por outros somente mais uma forma de se fazer mais bonito temos os piercings dentais são cada vez mais comuns.

Faz muito tempo as pessoas usam enfeites na boca, eles podiam ser de ouro, prata, diamantes e outras pedras preciosas.

Entretanto, em tempos mais modernos, usa-se um dispositivo que se cola ao dente sem que seja preciso perfurar ou desgastar, o que facilita principalmente em casos em que a pessoa deseja retirar.

Existem diversos tipos de materiais, tamanhos, cores e intensidade de brilho, porém a tonalidade cristal é a mais comum e preferida pela maioria das pessoas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img_5647-2-2.jpg
Piercing dental

Como são colocados os piercings?

A técnica de colagem se parece com de colocar restaurações e sua durabilidade varia bastante.

Os piercings podem descolar?

Sim! Os fatores que o fazem descolar geralmente estão ligados a alimentação e atrito.

O Piercing dental pode estragar o dente?

Não e sim ao mesmo tempo !

Não, por que ele na colocação moderna e’ colocado sem se desgastar o dente e pode ser retirado de maneira rápida e fácil

Sim, entretanto, dependendo da alimentação e dos hábitos de quem usa o dente pode manchar e esta mancha so será vista quando se retirar o piercing pelo fato do dente ter mudado de cor e a parte protegida pelo piercing fica mais clara ( cor original).

Um segundo fator que pode ser prejudicial que é o acumulo de placa em volta por má higiene, com isso a carie pode se instalar.

Por fim, é importante e que se planeje antes de se colocar quaisquer adornos aos dentes manter a saúde bucal em dia com sua higiene e consultas periódicas ao seu dentista de confiança.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img_5642-1.jpg
Piercing dental

A beleza de um sorriso é de suma importância, sendo assim cuide delea acima de tudo!!!

piercing

  

  

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Mudança estética de sorriso

0

Mudança estética de sorriso

  Mudar um sorriso envolve muitos fatores.

  Todo indivíduo tem como uma de suas principais características, o modo de sorrir. Trabalhar na mudança deste fator é uma tarefa de alta complexidade. 

  O sorriso envolve a relação interpessoal, o convívio social, as relações afetivas, a saúde do indivíduo, as reações psicossociais, enfim até a relação de sucesso pode ser medida pelo sorriso. Com efeito posso descrever aqui todas as situações em que um sorriso pode fazer toda a diferença, mas não é esse o nosso intuito na descrição deste tratamento.

  Estudos recentes têm demonstrado que alguns sorrisos podem estar em desacordo com os rostos dos pacientes que os possuem, pensando nisso vale citar que existe uma proporção nos indivíduos e esta pode ser aplicada a confecção ou reparação do sorriso. Esta proporção é chamada proporção aurea ou número de ouro. Esta proporção é conhecida a séculos pelo homem que a utilizou ds mais diferentes formas incluindo arquitetura, construção, urbanismo e a algum tempo tem sido usada na odontologia na busca de um sorriso estético proporcional. Outras técnicas também são usadas na análise do paciente tais como fisiognomia, analise facial, analise postural e racial, mas o aval de satisfação do  paciente é a nossa melhor forma de efetuar a escolha. Neste caso especificamente foi realizado um trabalho em resina composta em uma sessão.

Mudança estética de sorrisoMudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mudança estética de sorriso

Mantenha-se saudável. Uma boca com saúde é um corpo com saúde e beleza!

Caso tenha mais dúvidas sobre este assunto entre em contato nos mandando uma mensagem

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Diastemas – Dentes Separados

0
   Diastemas ou dentes separados, isso é normal?
   Diastemas podem ser entendidos como espaços entre os dentes ou separação entre os dentes.
   As causas podem ser das mais variadas, tais como :
  • Perda de dentes.
  • Diferenças na formação de dentes.
  • Diferentes  tamanhos de dentes.
  • Anomalias nas formas de cada um dos dentes.
  • Alterações de posições de nascimento de cada elemento do sorriso.
  • Diferenças no tamanho e posição dos ossos da maxila e da mandíbula.
  • Problemas ósseos ou dentários decorrentes de doenças ou síndromes.
  • Posições da língua durante a fala e a mastigação.
  • Efeito da força exercida estre os dentes durante a mastigação.
  • Bruxismo.
  • Desgaste dentário.
  • Força exercida pela língua e lábios durante a deglutição.
  • Perdas ósseas e doenças da gengiva e do osso que sustentam os dentes.
  • Presença de freios labiais que fazem tracionamento em posição anormal causando separação dos dentes durante os movimentos normais da boca.  (freio;  Tecido fibroso que liga a gengiva aos lábios ou à mucosa da boca) entre outras.
    Corrigir este tipo de de problema é uma tarefa que exige estudo complexo do sorriso e coerência no planejamento estético final de modo a não deixar os dentes em desproporção uns com os outros ou com o sorriso por inteiro. Sem este plano corre-se o risco de se comprometer a harmonia geral do rosto e da boca.
    Alguns casos parecerão impossíveis de se executar a correção e somente com muito critério o dentista deve interferir com tratamentos.
    Existem muitos modos de se refazer a harmonia deste tipo de sorriso  podendo-se aplicar dentre eles a reconstrução em resina composta, tal como esta imagem, coroas de resina, coroas de cerâmica, coroas de metal com cerâmica,  facetas laminadas, laminados cerâmicos, lentes de contato dentais, aparelhos ortodônticos, cirurgias nos freios e muitos outros procedimentos.
    Vale lembrar que não são todos os casos que podem ser resolvidos rapidamente e o plano deve ser elaborado de maneira individual, bem como o resultado.
Diastemas - Dentes Separados
Diastemas - Dentes SeparadosDiastemas - Dentes Separados
Diastemas - Dentes Separados
Caso tenha uma dúvida ou queira saber mais sobre este assunto mande-nos uma mensagem.

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

Dor de cabeça de origem bucal

Muito comum em nosso convívio social alguém dizer que está com aquela dor de cabeça, mas esta dor pode estar ligada a boca, sendo extremamente comum encontrarmos as dores de cabeça de origem bucal.

É cada vez mais freqüente o número de pacientes que têm dores de cabeça de origem dental ou bucal. Comumente chamadas na linguagem odontológica como Disfunções temporomandibulares ( DTM ou Disfunções da ATM ) ou Disfunções miofasciais, as dores de cabeça são o reflexo de um problema na área bucal e seu tratamento é realizado por um Dentista.

Causas

A maioria dos problemas tem início no modo com que, seus dentes se encontram uns com os outros na hora da mastigação, fala, sono e até mesmo na hora de engolir. Quando os dentes não se colocam em boa posição, a musculatura que realiza o movimento, não consegue se sincronizar bem de modo que, o resultado será um lado contraindo mais e conseqüentemente onde não há boas contrações musculares corretas, ocorre a dor.

Os principais músculos responsáveis pelas dores de cabeça são os que fazem a boca movimentar fechando, ou em movimentos laterais, mas os mais atingidos no caso das dores de cabeça são os “temporais”, estes músculos de localizam na parte lateral, e podem fazer com que a dor chegue às vezes parecer que está no topo da cabeça. Isso se deve ao fato de que este músculo é bem fino e espalhado como um “leque” na lateral da cabeça.

As dores mais comuns que podem acontecer, são de maneira geral as que pulsam, as que fazem como pontadas e até mesmo as que parecem como agulhadas. Também podem ocorrer as dores que muitos pacientes relatam como dor cansada e, esta geralmente está ligada a pessoas que rangem ou apertam os dentes durante o dia ou a noite, esta condição também é conhecida como bruxismo.

Em uma visão global e resumida, as dores de cabeça têm uma grande possibilidade de serem tratadas por dentistas, porém nada deve ser feito antes de um bom diagnóstico.

Concluindo, tendo dúvidas, consulte seu médico e seu dentista.

Não se esqueça que a prevenção e o diagnóstico logo de início faz toda a diferença no resultado final!

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

HPV na boca – Uma DST

0

HPV na boca – Uma DST

hpv na boca
HPV na língua

O HPV na boca é uma patologia muito mais comum do que podemos imaginar.

Algumas vezes ficamos muito curiosos quanto às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Hoje, com tanta informação em todos os canais de TV e internet, parece impossível que as pessoas não se atentem ao fato de que as DSTs não se acabam por si sós. Afinal, com o simples uso do preservativo, já se previnem muitas doenças.

O HPV (Human Papiloma Vírus ou Vírus do Papiloma Humano) é um agente causador de uma “verruguinha”, chamada papiloma. Claro que isso não seria nada se ela não tivesse a possibilidade de se transformar em um câncer. Estima-se que aproximadamente 90% das ocorrências de câncer do colo do útero estejam ligadas à presença desse vírus.

Muitos devem estar se perguntando por que um cirurgião-dentista estaria discorrendo sobre o assunto. É simples: do mesmo modo que o colo do útero, a boca também é uma mucosa e cada vez mais trabalhos são publicados relatando a presença de lesões causadas pelo HPV na boca, aumentando assim também os riscos de câncer bucal.

Na boca, as lesões, em sua maioria, aparecem como pequenas verrugas que podem ter a cor da pele ou apresentar uma camada esbranquiçada. No primeiro caso, sua observação é difícil, mas, na segunda possibilidade, a lesão pode ser reconhecida devido a uma leve semelhança com uma pequenina couve-flor.

Por ser transmitida através de auto-contaminação ou contato orossexual, a prevenção da doença é a prática mais coerente, principalmente pelo fato de que o tratamento de alguns tipos de HPV não consegue a eliminação total do problema. Os tratamentos mais comuns são os cirúrgicos, com a retirada das lesões e análise em laboratório, mas, como o vírus permanece na mucosa, existe uma boa chance de que o problema apareça novamente e de que a cura definitiva não ocorra.

Pelas imagens, pode-se perceber que a lesão pode estar bem escondida, dificultando assim a observação em uma situação normal de conversa entre as pessoas como você pode ver pelas fotografias.

Fica o alerta: nem tudo que parece saudável realmente o é.

hpv na boca
HPV no corpo da língua

 

hpv na boca
HPV na lateral da língua

 

hpv na boca
HPV na ponta da língua
HPV bocheca
HPV na boca

Mantenha-se saudável!!!

Caso você queira saber mais ou nos enviar uma pergunta entre em contato.

Fontes que podem falar mais sobre HPV:http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=327

Nosso consultório se localiza na cidade de Itu – SP e, se você quiser, pode nos mandar uma mensagem marcando uma consulta no link do Whatsapp.

Temos também muitas novidades no nosso Instagram e no Facebook.


Caso queira saber mais , envie uma mensagem com perguntas, dúvidas ou sugestões.

Mantenha-se saudável!!!

Visite sempre seu dentista, prevenir é melhor que remediar!

#consultorioodontologicoitu

#hpv

#hpvbucal

#dentistaitu